Entretenimento

Centro Cultural Piollin celebra os seus 40 anos com Festival de Teatro

TEATRO


17/01/2017



            O Festival Piollin Teatro será realizado no período de 19 de janeiro a 10 de fevereiro deste ano, em sua quarta edição, e marca o início das comemorações dos 40 anos de fundação do Centro Cultural Piollin.
          A programação soma espetáculos inéditos e a alguns trabalhos já apresentados na cidade, mas que ainda despertam interesse do público. Como é o caso da encenação “503” (direção de João Paulo Soares) que realizou quatro apresentações de estréia no início de novembro do ano passado e inaugura a programação do Festival. Ao mesmo tempo reapresenta o solo da atriz Raquel Rocha – “A Vida das Palavras de Estela do Patrocínio” – , que já passou por João Pessoa e que provocou interesse crescente do público nas três oportunidades em que esteve por aqui. Esse também é o caso do último trabalho do Teatro Máquina de Fortaleza-CE – “Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER” – que fez duas apresentações em João Pessoa, no projeto Palco Giratório do SESC-PB, em outubro do ano passado. Todos esses grupos e artistas trazem em comum uma relação colaborativa com o Piollin. Completa a programação o novo solo “Violetas” da atriz Mayra Montenegro; o mais recente espetáculo da companhia potiguar Bololô, que trará o espetáculo “Memórias de Quintal” e a pesquisa da atriz mexicana Rocio Tisnado, na UFRN, que resultou no espetáculo “Amareelos”.

           Ainda como parte do festival, serão realizadas duas oficinas, uma com a atriz e professora da UFRN, Mayra Montenegro (Voz e Presença) e outra com a atriz Raquel Rocha (Ativação da criatividade através da sensibilidade). As duas oficinas serão realizadas na “Tamarindeira Processos Criativos”, novo espaço de arte e cultura da cidade, que fica no Bairro de Miramar.

          O festival lança, portanto, novos desafios para o Festival Piollin Teatro, mas também procura impulsionar meios de manutenção de projetos que são mantidos pelos núcleos de arte e cultura abrigados no Piollin. É um momento de celebração e de compartilhamento do potencial, das carências e aproximação com núcleos de arte e cultura de diferentes localidades.

Veja a programação completa, abaixo:

Espetáculos
Teatro Piollin
Oficinas
Tamarindeira Processos Criativos

503 – João Pessoa (PB)
Tempo : 60 min
Classificação : 16
Dias : 19, 20 e 21/ 01 às 20h

No 503 a distinção entre o real e o imaginário, a verdade e a mentira, são questões que surgem para um homem comum que descobre na porta do apartamento 503 um par de olhos. Sem perceber ele e a desconhecida moradora do 503 ficam presos em um labirinto de memórias, desejo, amor e perdas.
Ficha técnica

Direção : João Paulo Soares

Atuação: Buda Lira, Daniel Porpino, Geyson Luiz, Paulo Henrique Pontes e Vanessa Bueno.

Textos: Benjamin Bradford, Daniel Porpino, Eduardo Robenhorst, Jean Cocteau, Pier Paolo Pasolini e Dalton Trevisan.

 

Violetas – Natal-RN
Tempo: 60 min
Classificação: 12
Dias: 27 e 28/01 às 20h

Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda a vida, sem nos esquecer também viventes? Para nos remontar ou nos reorganizar, precisamos nos desmontar e redescobrir, em meio às dores e feridas abertas. "Violetas" é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autoria de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos.
Ficha técnica:

 

Realização: Cia Violetas
Direção: Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro)
Assistente de Direção: Eleonora Montenegro
Atuação : Mayra Montenegro

Mayra Montenegro
Voz e Presença
Dias 23 a 26/01
15: às 17:30
Inscrição: 80,00

Processos Cênicos – João Pessoa-PB
Tempo: 60 min
Classificação: 16
Dia: 2/02
Fragmentos, textos de poesia, cinema e teatro, reunidos em performances de atores e atrizes.
Ficha Técnica
Direção: João Paulo Soares.
Atuação: Areta Paiva, Geyson Luiz, Giovana Di Belli, João Paulo Medeiros, Murilo Franco e Vinicius Guedes.

Memórias de Quintal
Bololô – Natal-RN
Tempo: 60 min
Classificação: 14
Dias: 3 e 4/02 às 20h

Imagine uma mochila velha, coberta pelo pó e com cheiro de guardado. No conteúdo existe uma lanterna, um caleidoscópio e um mapa feito à mão, desbotado, carcomido pelas traças do tempo, com destino há muito esquecido. Sob os traços e trilhas, a história de três crianças e uma fuga. Três adultos e um encontro no espaço sagrado do teatro. Talvez lançar o olhar para essas memórias de quintal seja como um respiro, uma quebra na lógica decidida e implacável do tempo. De certo, por isso, os três adultos acharam de querer fazer teatro a partir das crianças que foram.
Ficha técnica

Direção: Alex Cordeiro e Rodrigo Silbat
Dramaturgia: Paulinha Medeiros
Atuação: Arlindo Bezerra, Joanisa Prates e Lulu Albuquerque
 

Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER. – Fortaleza-CE

Tempo: 50 min
Classificação: 18
Dias 6, 7 e 8/02 às 20h

"Diga que você está de acordo!" parte dos fragmentos do Fatzer de Brecht, escritos entre 1926 e 1931. A fábula se passa na I Guerra Mundial: quatro soldados desertores se vêem confinados na casa de um deles. Tentam chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta.
Ficha técnica
Direção: Fran Teixeira
Atuação:
Fabiano Veríssimo
Felipe de Paula
Márcio Medeiros
Levy Mota
Loreta Dialla
Tutoria: Guillermo Cacace

A vida das palavras de Estela do Patrocínio – Rio-RJ
Tempo: 45 min
Classificação: 14
Dia: 9/02 às 20h

A inspiração e a dramaturgia resultam do livro organizado por Viviane Mosé sobre a obra textual de Stela do Patrocínio, interna por mais de 20 anos na Colônia psiquiátrica Juliano Moreira. A força verborrágica do texto é traduzida por uma cena desdramatizada na qual as palavras parecem compor toda a fisionomia, ou seja, estão aparentes, compõem uma tessitura que cria o imaginário do mundo de Stela na medida em que o nomeia.
Ficha técnica


Direção: Haroldo Rego
Atuação : Raquel Rocha

Amareelos – Natal – RN
Tempo: 60 min
Classificação: 14 anos
Dia: 10/2

O espetáculo gira em torno do universo simbólico do Quetzalcoaltl “La Serpiente Emplumada da mitologia Maia, que é o grande símbolo da dualidade, princípio o qual dinamiza toda a alquimia de duplos, híbridos, polaridades e paradoxos que conformam a dramaturgia cênica do Amareelos. A criação cênica parte da pesquisa de mestrado da atriz Rocio Tisnado.
Ficha técnica
Realização: Arkhétypos Grupo de Teatro
Coordenação: Robson Haderchpek
Direção: Nadja Rossana
Atuação: Rocio Tisnado e Igor Barboá

Raquel Rocha
Ativação da criatividade através da sensibilidade
Dias 6,7 e 8/02
15h às 17h30
Inscrição: 80,00

SERVIÇO
Festival Teatro Piollin
De 19 de janeiro a 10 de fevereiro
Ingressos (bilheteria): R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudante) + 01 Kg de alimento        



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.