Futebol

Ceará atropela Vitória no Barradão e vai às semis da Copa do Nordeste

COPA NORDESTE


17/02/2013

Depois de perder em casa por 2 a 0 para o Vitória, no meio de semana, o Ceará tinha a indigesta missão de superar a desvantagem no Barradão, neste domingo. Mas quando a bola rolou, um Vozão frio e calculista mostrou que era possível. Arrasador, o time alvinegro aproveitou as oportunidades e goleou o Vitória por 4 a 1, em Salvador. Com o resultado, garantiu vaga nas semifinais da Copa do Nordeste para enfrentar o ASA. Fortaleza e Campinense estão na outra disputa por vaga na decisão do título. Aos rubro-negros, sobrou a decepção por ver a classificação encaminhada ser perdida em casa.

Os gols da partida foram marcados por Magno Alves, Rafael Vaz, Eric e Pingo para o Ceará, enquanto o argentino Max Biancucchi descontou para o Vitória. O Vozão começa a disputar a semifinal no próximo domingo. Como houve empate em pontos com o ASA, um sorteio será realizado nesta segunda para decidir os mandos de campo. Já o Vitória só volta a campo no dia 20 de março, quando começa a segunda fase do Campeonato Baiano.

Vitória pressiona, mas Vozão marca

Em vantagem no confronto, o Vitória entrou em campo cheio de moral e disposto a matar o confronto. O Rubro-Negro criou boas oportunidades e passou a pressionar o Vozão. Chegou até a marcar, mas o gol não valeu. Quando Renato Cajá colocou a bola no fundo das redes, a partida já estava paralisada por falta de Marcelo Nicácio no zagueiro Rafael Vaz.

Pressionado, o Ceará só chegou no ataque aos 20 minutos. E quando avançou, mostrou toda a sua eficiência. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Ricardinho. O meia cruzou na cabeça de Magno Alves. O artilheiro só escorou para o fundo das redes.

Logo em seguida, o Vitória teve uma grande chance de empatar, mas Nino acertou a trave. Aos 25 minutos, o Ceará chegou de novo. Após falha da marcação baiana, Rafael Vaz escorou livre e fez o segundo do Vozão. O resultado ainda não garantia a classificação ao time alvinegro, mas a equipe rubro-negra sentiu o golpe e não teve mais reação no primeiro tempo.

Vozão define pouco depois da volta do intervalo

No segundo tempo, o Vitória começou mostrando força. Logo aos dois, Luiz Alberto acertou a trave de Fernando Henrique. Três minutos depois, o castigo. Após uma nova falha do sistema defensivo do Vitória, o lateral Eric apareceu livre de marcação para ampliar: Ceará 3 a 0.

Aos sete, o Vozão deu o golpe final. Gabriel bateu com estilo para defesa de Deola. No rebote, Pingo só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes do Vitória.

Com boa vantagem, o Vozão perdeu o lateral Eric, expulso aos 14 minutos, e precisou conter o ímpeto do Vitória. Em busca de três gols, o time baiano se lançou ao ataque, mas o máximo que conseguiu foi marcar uma vez. Aos 31, Maxi Biancucchi aproveitou uma sobra na área para fazer o de honra dos baianos.

No fim, o Vitória ainda criou mais oportunidades, mas não teve a competência de converter em gol. O Rubro-Negro, que precisava de mais dois, ainda reclamou de pênalti em um lance com Dinei quase no fim da partida. Na confusão, Renato Cajá e Escudero foram expulsos. O rubro-negro chegou a agredir o árbitro, empurrando a sua cabeça com a mão.

Depois do tumulto, não houve mais tempo para tentativa de reação. Restou a espera pelo apito final e a festa do Ceará no Barradão. De favorito ao título, o Vitória vai só assistir à reta final do Nordestão, enquanto o Vozão, do treinador Ricardinho, mostra que tem potencial para ser protagonista na competição regional.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //