Paraíba

CBTU retira restrições de velocidade e trens voltam a circular no horário

Normalidade


23/09/2014



 Os trens da CBTU em João Pessoa voltaram, desde o início desta semana, a trafegar no horário programado. Segundo o superintendente da CBTU, Wladme Macedo, a recolocação do trem na grade oficial foi resultado de um esforço concentrado de vários setores da Companhia visando retirar todas as restrições de velocidade existente na via férrea, o que causavam os atrasos. Esse melhoramento na via também visa aperfeiçoa-la para receber a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deverá chegar até o fim deste mês.

Foram retiradas duas precauções que tinham sido aplicadas nas áreas onde existiam fossos, que serviam unicamente para impedir a entrada de pessoas pela via férrea, sendo um na entrada da estação Bayeux e outro na de Santa Rita. Para deixar o tráfego sem restrições de velocidade de 05 km/h nessas duas áreas foi preciso destruir os fossos e preencher os espaços com dormentes e liberar o tráfego para a velocidade normal.

De acordo o operador do Movimento de Trens da CBTU em João Pessoa, Rinaldo Sérgio de Lacerda, os atrasos estavam prejudicando o cumprimento da grande e forçando o cancelamento de trens. “Como os atrasos eram acumulativos, no meio da tarde, a gente cancelava dois trens para poder entrar na grade horária novamente, pois se deixássemos seguir com os atrasos o término da operação comercial aconteceria bem mais tarde”, explica.

Outro fator que estava preocupando a direção da CBTU era o prejuízo que estava sendo causado aos passageiros. “A gente sabia que o nosso usuário estava sofrendo com a falta de pontualidade dos trens e assim que assumimos a superintendência começamos a estudar alternativas para acabar com os atrasos e devolver a confiança do cumprimento dos horários conforme a programação”, explica Wladme Macedo. “Graças a Deus e com muito esforço e trabalho, estamos conseguindo”, completa.

Com o retorno dos trens à grade horária, a viagem entre João Pessoa e Santa Rita passou dos 26 minutos para 23’. E o percurso de João Pessoa para Cabedelo continua com 34 minutos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //