Paraíba

CBTU apresenta projeto de VLT à prefeitura de Cabedelo


22/09/2013

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, apresentou ao prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, Luceninha, nesta quarta-feira (18), o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ser implantado a partir de maio do próximo ano.

A reunião aconteceu na sala de treinamento da Companhia, em João Pessoa, e foi apresentado pelo coordenador de manutenção da CBTU, Francisco Hércules, que explicou em detalhes, todas as características do novo sistema de transporte, dentre os quais, sua velocidade que será, em média, de 80km/h com capacidade para transportar cerca de 600 pessoas de uma só vez em ambiente equipado com ar condicionado.

Segundo o superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo, todas as cidades da região metropolitana de João Pessoa contempladas com o transporte ferroviário de passageiros estão sendo convidadas a participar da reunião de apresentação do projeto do VLT. “Primeiro estamos reunindo de forma descentralizada os municípios atendidos pelo transporte ferroviário de passageiros, ou seja, Bayeux, Santa Rita, João Pessoa e Cabedelo, permitindo que cada município possa opinar e sugerir de acordo com sua realidade local. Depois, iremos juntar todos para ampliarmos o debate e decidirmos sobre as melhorias que caberá a cada cidade envolvida no novo sistema do VLT”, afirmou.

O prefeito Luceninha, mostrou-se bastante otimista com a implantação do novo sistema. “Iremos solicitar da nossa equipe, estudo sobre a viabilidade técnica da prefeitura criar para o município, um terminal multimodal de integração para atender as comunidades”, afirmou. O prefeito ainda sugeriu a instalação de mais uma estação nas imediações da nova faculdade do IFPB, o que foi assegurado pela CBTU.

Na ocasião, o Secretário de Comunicação Wellington Costa questionou a possibilidade de, com o novo sistema, a CBTU estender os horários de circulação dos VLT’s, para os oito dias da semana alterando o término das operações que atualmente é às 19h, passando para às 22h. Para Lucélio Cartaxo, a sugestão é viável, mas, deverá ser estudada pela CBTU.

Além do prefeito, participaram da reunião os secretários de Comunicação, Wellington Costa; do Desenvolvimento Urbano, Ana Maria Nóbrega; de Obras, Érica Gusmão; de Turismo, Vera Simões e o Secretário adjuntos de Mobilidade Urbana, Aprígio Lima.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.