Paraíba

CAU/PB cria Grupo de Trabalho de Política Urbana


25/06/2015



O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), por meio da Comissão de Exercício Profissional, Ensino e Formação, deu início neste mês de junho às atividades do Grupo de Trabalho de Política Urbana (GTPU). Participam do GTPU o presidente do CAU/PB, Cristiano Rolim, os conselheiros Amélia Panet, Ernani Henrique e Sônia Matos além do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraíba (IAB.pb), Fabiano Melo e as arquitetas e urbanistas convidadas Sheila Azevêdo Freire e Aída Paula Pontes de Aquino.

O GT de Política Urbana do CAU/PB terá 10 meses de trabalho para elaborar um documento contendo diretrizes e recomendações sobre questões relacionadas às políticas urbanas do Estado da Paraíba. Serão abordados temas como a mobilidade urbana, as questões urbano-ambientais e habitacionais, a inclusão social, a dinâmica do espaço urbano e a gestão das cidades.

A iniciativa desse grupo de trabalho soma-se ao empenho que o profissional arquiteto e urbanista têm com relação aos rumos das nossas cidades. Há mais de 50 anos, os arquitetos estão engajados nas questões relacionadas à vida urbana de um país que teve sua urbanização constituída por um ritmo acelerado, representado por um processo de pouco mais de meio século, passando a ter quase 85% da sua população vivendo em áreas urbanas. Problemas decorrentes desse processo acelerado de urbanização, sem planejamento, são visíveis em todas as áreas da cidade.

O arquiteto e urbanista, no exercício de suas atribuições, é o profissional mais qualificado para discutir essa problemática urbana e apontar soluções que vão desde a qualidade do desenho dos espaços urbanos à gestão desses espaços. O CAU/PB convida todos os interessados nessas questões a contribuírem com sugestões e ideias que possam conferir urbanidade às nossas cidades. Para enviar sua sugestão basta mandar um e-mail para politicaurbana@caupb.gov.br com a sua contribuição.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //