Paraíba

Catar escolhe João Pessoa para deflagrar Eventos que façam País conhecido até C

ESCOLHA A DEDO


03/12/2013

Está em fase avançada a estratégia definida pelo Catar, do Oriente Médio, escolhendo João Pessoa para ser a primeira cidade a abrigar eventos de cultura e exposição de seus valores, visando tornar mais conhecido o País na direção das futuras Copas do Mundo depois do Brasil, quando será sede do Mundial.

Em Brasilia, onde foram feitas as primeiras tratativas, Fontes do Catar informaram ao WSCOM que a projeção é de fazer idêntico programa em outras onze cidades do País, embora começando pela capital paraibana.

Nos próximos dias, representantes do País vão estar se reunindo com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para consolidar a estratégia.

QUEM É – O Catar também referido comumente como Qatar, é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.

Com um regime autoritário, o Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou emir após depor seu pai, Khalifa bin Hamad Al Thani, em um golpe de Estado.8

Foi um protetorado britânico até ganhar a independência em 1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas oriundas do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás)9 10 . Antes da descoberta do petróleo, sua economia era baseada principalmente para a extração de pérolas e comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo pela revista Forbes9 e de países com maior desenvolvimento humano no mundo árabe.11 Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dos Estados Unidos da América e atualmente abriga a sede do Comando Central da superpotência na região.12

Com uma população estimada em 1,9 milhões de habitantes, apenas 250 mil são nativos catarianos. Os demais são trabalhadores estrangeiros,13 especialmente de outras nações árabes (13%), Subcontinente indiano (Índia 24%, Nepal 16%, Bangladesh 5%, Paquistão 4%, Sri Lanka 2%), Sudeste Asiático (Filipinas 11%) e demais países (7%).

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.