Política

Cássio visita cidades do sertão e lamenta greve na educação

Visitas


25/04/2015



Em visita ao sertão da Paraíba nesta sexta, 24, o senador Cássio Cunha Lima ouviu de várias mães e pais de alunos da rede estadual de ensino, a queixa pela falta de aulas devido à greve do magistério estadual que já dura cerca de um mês. Professores também mantiveram contato com o senador para relatar a situação de penúria que se encontra a rede estadual de ensino na Paraíba.

Uma queixa recorrente dos professores trata do aumento de salários que foi anunciado pelo governo e o aumento real que tiveram nos seus contracheques. "Impressiona que uma categoria essencial ao desenvolvimento do Estado, que são os professores não tem conseguido dialogar com o governo", lamentou o senador.

Por não avançar no diálogo com o governo, os professores da rede estadual de ensino já estão apelando para protestos com carro de som e caminhada pelo centro de João Pessoa até a Praça dos Três Poderes, pedindo melhores salários, a construção de um plano de cargos, carreiras e remuneração e outros benefícios. Os professores estaduais estão em greve desde o início do mês e vem reivindicando aumento de 13,01% nos salários, de acordo com o que é determinado pelo piso nacional.

Água – Por onde tem percorrido, Cássio Cunha Lima está recebendo diversos apelos e reivindicações, especialmente no tocante a questão da falta de qualidade na água potável nas cidades de Conceição, Ibiara e Diamante, pois é péssima a qualidade da água que é servida à população. "Ouvi muitas queixas das pessoas por causa da água. Muitas pessoas sendo diagnosticadas com doenças em virtude da água que é ofertada pelo governo do Estado, que exala mal cheiro e possui uma coloração que em nada lembra água e os responsáveis sequer dão justificativas, preferindo ignoras as queixas reais das pessoas", lamentou.

Alternativa – Um dos Projetos de Lei de sua autoria no Senado(PLS) 51/2015, procura atender e resolver justamente estas situações, pois quer permitir a autorização do uso de fontes alternativas de abastecimento de água às instalações prediais urbanas conectadas à rede pública, como também cria normas para regular a matéria, ou seja, a ideia é quebrar a exclusividade no abastecimento por parte da concessionária, ao permitir que haja, concomitantemente, o fornecimento de água potável por fontes alternativas — reúso, água de chuva e águas residuais, entre outras — em sistemas hidráulicos distintos e obedecidos os parâmetros de qualidade em vigor. Cássio prevê através desse projeto, a inclusão do abastecimento de água por fontes alternativas como parte integrante do saneamento básico, podendo ser prestado de forma particular — situação em que não constitui serviço público — ou de forma geral, caracterizando-se assim como serviço público. Em ambos os casos, haverá regulação e fiscalização pela entidade reguladora. O projeto aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O Senador paraibano, Cássio Cunha Lima(PSDB) segue por todo o final de semana cumprindo agenda intensa por várias cidades do alto sertão da Paraíba, passando pelo Vale do Piancó, especialmente ao município de Conceição. Na rota, o senador aproveita para visitar amigos e correligionários em cidades como Ibirara, Diamante, Bonito de Santa Fé e Cajazeiras.

“Não é só em época de campanha que devemos chegar nas cidades, visitar os amigos e parceiros de partido. Apesar da agenda intensa em Brasília me tomar um tanto do tempo por conta da liderança do partido no senado, eu tenho tentado sempre que possível vir pessoalmente no meu estado, visitar os municípios, para poder dialogar e sentir de perto as necessidades da população”, afirmou Cássio.

Em entrevistas em rádios do sertão, Cássio disse que está empenhado em ajudar os municípios a conseguir obras e recursos para ajudar aos prefeitos das cidades que vem, segundo o Senador, sendo discriminado pelo Governo Estadual, por não ter votado no atual gestor nas eleições passadas.

Cássio falou ainda que mesmo sendo opositor de Ricardo Coutinho, ele não ira parar de trabalhar pela Paraíba, e que todo projeto do Governo do Estado da Paraíba, como os empréstimos, que chegar para beneficiar o povo paraibano, ele será favorável, mas que vai continuar fiscalizando e denunciando as coisas erradas que existirem.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.