Paraíba

Cássio lamentou falecimento do professor Luiz Renato


16/05/2013



O senador Cássio Cunha Lima lamentou profundamente a morte repentina e prematura do professor da Universidade Federal da Paraíba, Luiz Renato, “um dos mais brilhantes acadêmicos da sua geração”, lembrou.

Segundo Cássio a atuação de Luiz Renato não se restringia à sala de aula tendo ele destacada atuação para a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão de toda a universidade brasileira com destaque representativo no âmbito da UFPB da qual era um dos mais respeitados professores.

O velório do professor Luiz Renato está sendo realizado na funerária Morada da Paz, na Avenida João Machado em Jaguaribe e o sepultamento será nesta sexta, às 10h00 no cemitério Senhor da Boa Sentença, na capital paraibana.

O Professor Luiz Renato de Araújo Pontes iniciou suas atividades docentes na UFPB em 1985, no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia, campus I, João Pessoa.

Exercia atualmente o cargo de Presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), órgão ligado à reitoria da universidade, tendo sido anteriormente Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo da UFPB.

Possuía pós-doutorado em Materiais Compostos pelo INPL França (1992), Doutorado em Ciências dos Materiais pela Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1985) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB -1982). Era pesquisador e coordenador de projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Coordenou o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos LMPC/CT/UFPB, participou de parceria para desenvolvimento de produtos e inovação tecnológica da Empresa Penalty na área de materiais nanoestruturados.

Tinha experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas avançadas e tradicionais, nanomateriais, polímeros, modificação de asfaltos, argilas tradicionais, argilas organofílicas e caracterização. Participou de mais de trinta bancas examinadoras de dissertação e de Teses de doutorado, participando ativamente na atualidade nas Redes Temáticas Asfalto, Renami (rede de Nanomateriais e Interfaces), além de participar de projetos conjuntos em parceria com diversas empresas públicas e privadas (Penalty, Artecola Nordeste Ltda., Alpargatas, etc).

Foi Idealizador e membro do Programa de Responsabilidade Social da UFPB e do Fórum de Responsabilidade Social do Estado da Paraíba. Era vice-líder do Grupo de Pesquisa ASPOL II (UFCG), pesquisador do Grupo de Pesquisa PETROMAT (UFCG) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Tecnologia Mineral e Ambiental (UFPB).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.