Internacional

Casa Branca diz que Dilma visitará Washington em data a ser acertada

Data será acertada


17/09/2013

 A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (17) que a presidente Dilma Rousseff adiou uma visita de Estado que faria a Washington em outubro devido a denúncias de espionagem, e disse que uma nova data para a visita será acertada de comum acordo.

Dilma conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na segunda-feira à noite, após encontro entre os dois na cúpula do G20, em São Petersburgo, na semana passada.

"O presidente disse que ele entende e lamenta as preocupações que supostas atividades de inteligência dos EUA geraram no Brasil e deixou claro que está empenhado em trabalhar em conjunto com a presidente Dilma Rousseff e seu governo nos canais diplomáticos para superar esta questão como uma fonte de tensão em nossa relação bilateral", disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.

"Tendo em conta proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriorimente acordada", diz a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República que anunciava o cancelamento.

Ainda de acordo com a secretaria, o governo brasileiro espera que a visita de Estado ocorra “no mais breve prazo possível”.

Dilma chegaria no dia 23 de outubro à capital dos Estados Unidos para a visita de Estado. O único presidente brasileiro convidado para uma viagem nestes moldes foi Fernando Henrique Cardoso, em 1995.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.