Paraíba

Cartaxo vai ao Bairro São José e anuncia R$ 193 milhões na reurbanização

diálogo


22/03/2013

{arquivo}O prefeito Luciano Cartaxo foi até o bairro São José, na noite desta quinta-feira (21), para apresentar à comunidade o projeto de revitalização da área. Na oportunidade, o prefeito, o secretário municipal do Planejamento, Rômulo Pollari, e membros da equipe técnica que desenvolveu o projeto debateram as mudanças com a população. O projeto está orçado em R$ 193 milhões e vai garantir a urbanização e a infraestrutura do bairro, assim como habitação segura e digna para moradores de áreas de risco.

“Venho hoje ao bairro referendar um compromisso”, destacou Luciano Cartaxo. “Eu não poderia criar um projeto e impor sem que houvesse uma aprovação da comunidade. Conversamos com a comissão de moradores do bairro, atendemos a sugestões e, hoje, temos um planejamento pronto. É um projeto bem elaborado e que vai atender às principais necessidades do São José, mas que ainda está aberto a sugestões. Tudo está sendo construído com muito diálogo”, declarou.

O secretário Rômulo Pollari destacou o foco da Prefeitura em elaborar o melhor projeto possível. “Sou testemunha do interesse de Luciano Cartaxo pelo bairro São José. Comecei a trabalhar nesse projeto ainda no período de transição e ele cobrava um plano eficiente e que resolvesse os problemas apontados pela comunidade. É a hora do bairro encontrar o progresso e oferecer qualidade de vida a quem mora nele”, afirmou.

{arquivo}Também estiveram presentes no encontro os secretários da Articulação Política, Rodrigo Soares, e da Comunicação, Marcus Alves, assim como o deputado estadual Anísio Maia. “Este momento é fruto de muita luta. Os moradores foram ameaçados de perder suas casas sem direito a opinar e a Prefeitura mostra que não faz projeto sem ouvir o povo”, declarou o parlamentar.

Habitação – O novo projeto tem como principal objetivo a garantia de mais qualidade de vida para os moradores da comunidade, mas sem interferir nas relações e vínculos que foram construídas durante os anos. Dessa forma, a maior parcela do bairro será mantida, principalmente sua área comercial. Serão relocados apenas os moradores das áreas de risco, compreendidas às margens do Rio Jaguaribe e próximo à barreira do bairro João Agripino. Quem ficar vai ser beneficiado com a regularização fundiária, passando a ser proprietários de seus imóveis.

Os moradores realocados não precisarão ir muito longe. Os novos condomínios populares serão construídos em na área que margeia o Rio Jaguaribe entre as avenidas Rui Carneiro e Epitácio Pessoa. Os apartamentos, no entanto, estarão a uma distância segura do rio, fora da área de risco. O condomínio ainda terá toda a infraestrutura adequada, aliado a equipamentos de lazer, saúde e educação.

Equipamentos – O bairro São José vai ganhar duas áreas específicas para equipamentos comunitários. Nesses espaços, serão construídos Unidades de Saúde, Escolas Padrão, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e quadras poliesportivas cobertas. Também serão construídas sete praças, que vão garantir um espaço de conforto na entrada dos bairros ou servir de área de lazer, com playground e equipamentos de ginástica. As obras vão garantir mais comodidade e atenção a toda à comunidade, que possui 327 mil metros quadrados (m²) e cerca de 20 mil habitantes.

Acesso – Para melhorar o acesso à comunidade, o projeto desenvolvido pela PMJP montou uma reestruturação viária do local. O São José ganhará três pontes de acesso ligando-o ao bairro de Manaíra. As pontes terão fluxo de veículos nos dois sentidos e de pedestres pelas calçadas laterais.

Outras modificações serão a construção de novas vias, como a que vai circundar o bairro às margens do Jaguaribe, para facilitar o acesso aos equipamentos comunitários. Outra avenida construída será uma paralela à Avenida Paulino Pinto, em Tambaú. Ela vai interligar a Rui Carneiro e a Epitácio Pessoa, garantindo o melhor acesso aos novos condomínios.

Infraestrutura – O bairro também passará por obras de infraestrutura, como as de drenagem, esgotamento, pavimentação e terraplanagem. No Rio Jaguaribe serão realizadas ações de despoluição, revitalização e o desassoreamento de sua calha.

Comunidade – Os moradores demonstrarão satisfação com o novo projeto. Eles destacaram a possibilidade de serem ouvidos na elaboração da proposta. “Hoje é um dia daqueles em que não sei se rio ou se choro de alegria. Só posso agradecer a Deus. Luciano prometeu fazer valer a vontade do povo do bairro São José e hoje está aqui cumprindo essa palavra”, destacou Seu Valmir, aposentado.

A moradora Luciana dos Santos também ficou satisfeita. “Dessa vez o projeto está e acordo com as nossas necessidades e com o que acreditamos que seja melhor para nós. Tenho certeza que agora tudo será feito da maneira ideal para trazer uma ida melhor, com mais conforto e mais dignidade para todos nós”, declarou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //