Paraíba

Cartaxo relata “salvamento” da Lagoa e diz que população aprovou o projeto

NOVO PARQUE DA LAGOA


12/06/2016

Em seu discurso no palco montado para o prosseguimento da cerimônia oficial de inauguração do Parque da Lagoa, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) destacou o que considerou um "salvamento" da Lagoa, detalhando o que precisou ser feito antes da construção do Parque em si, afirmando que a obra faz parte de um pacote de ações que visam revitalizar o Centro da cidade de João Pessoa. De acordo com o prefeito, a população pessoense "escolheu livremente um novo projeto de cidade".

Confira os principais trechos do discurso do prefeito:

“Salvar a Lagoa”

“Começamos com o desassoreamento, retirando restos de móveis, sofás e resíduos que se acumulavam durante tanto tempo aqui na Lagoa. Era repleto de ilhas de sujeira que podiam ser vistas até da superfície. Em seguida construímos um anel sanitário para acabar de vez com a emissão de esgotos no maior cartão postal da nossa Capital. Recuperamos o muro de contenção, aumentando não apenas a profundidade da Lagoa, como também a qualidade de suas águas”.

“Eliminamos os alagamentos”

“Quem não lembra o que era circular aqui no período de inverno. Quantas pessoas tinham que descer do ônibus já em meio à agua que se acumulava em toda a parte. Portanto, construímos um túnel com mais de 600 metros para levar água da chuva até uma galeria que faz a destinação para o Rio Sanhauá. Eliminamos alagamentos nesta importante região da cidade, no entorno da nossa Lagoa. A partir daí abrimos passagem para este Parque da Lagoa, um dos maiores parques urbanos da nossa região”.

“Parte de um todo”

“O novo Parque da Lagoa é uma parte de um todo maravilhoso. Representa um conjunto de ações e investimentos que está rejuvenescendo, renovando, revitalizando, fazendo renascer um recanto que diz muito sobre o que nossa cidade é e sobre o que ela quer ser [o Centro Histórico]. Foi assim com a nova Praça da Independência; a nova Casa da Pólvora; a Praça da Pedra; o novo circuito que compreende a Praça João Pessoa, a Escadaria de Malagrida, a Praça 1817, a Galeria Augusto dos Anjos. Nos próximos dias, sem dúvidas, a Avenida Getúlio Vargas, esta alameda que nos traz até o coração da Nova Lagoa. Em breve, a revitalização do Hotel Globo e outras obras que engradecerão o nosso Centro Histórico”.

“Povo escolheu livremente um novo projeto de cidade”

“Sempre respeitei a vontade do povo, que sabe o que faz, que sabe o que quer. Ninguém pode subestimar a decisão de uma gente que afirmou fortemente, que escolheu livremente um novo projeto de cidade […] os comerciantes não foram retirados da Lagoa na tapa, na força ou na violência. O diálogo foi a marca das negociações e todos foram beneficiados”.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //