Paraíba

Cartaxo lembra fé e ressalta a importância da família na Romaria da Penha

NA PROCISSÃO


29/11/2015

Um momento para agradecer e renovar a fé. Foi com esse propósito que o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo participou, por mais um ano consecutivo, da 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que aconteceu na noite deste sábado (28) e se estendeu pela madrugada do domingo (29). Ao lado da primeira-dama Maísa Cartaxo, o prefeito acompanhou o cortejo desde a sua saída, em frente à Igreja de Lourdes, no Centro.

“A Romaria da Penha é um momento de fortalecer a fé, a religiosidade que existe em cada um de nós. Ao mesmo tempo, venho aqui hoje para agradecer todas as graças alcançadas, principalmente aquelas que recebi, por meio do meu trabalho, para benefício de todos os moradores de João Pessoa”, disse o prefeito.

Durante a Romaria, Luciano Cartaxo também destacou a importância da união das famílias, tão fundamental para se ter uma nação de paz. “Também quero deixar minha mensagem de paz para cada família aqui presente, que por meio da união e do amor consigamos ter harmonia entre as pessoas, respeito ao próximo. Esses laços familiares são os alicerces de uma sociedade de paz”, afirmou.

Apoio da PMJP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa prestou um grande apoio para a realização da Romaria da Penha, com a atuação de diversas secretarias. Para garantir a tranquilidade dos romeiros, a PMJP colocou de plantão equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Superintendência Executiva de Mobilidade urbana (Semob-JP).

Na área da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), foram disponibilizadas, sem prejuízo aos demais chamados pela cidade, quatro Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), quatro motolâncias e uma Unidade de Apoio, algumas fazendo todo o percurso até a Penha e outras posicionadas em pontos estratégicos.

“Há uma equipe aqui na Igreja de Lourdes, que é o local de concentração, e esta unidade vai seguir todo o trajeto acompanhando os romeiros. Estamos com ligação direta com a Central e como o efetivo de plantão está de sobreaviso, vamos acioná-lo de imediato caso haja necessidade, tudo para preservar a vida de quem veio a Romaria”, explicou João de Azevedo Lima Júnior, coordenador de Transporte do Samu.

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), com a equipe da Guarda Municipal (GM), também se fez presente no evento para auxiliar, inclusive, a Polícia Militar. Um efetivo de 83 profissionais foi escalado para a Romaria, sendo distribuído em pontos estratégicos nos 14km de percurso.

“Estamos com várias equipes espalhadas por todo o percurso, inclusive no próprio santuário e vamos ficar até o final da Missa campal. Também temos um guarda municipal na sala de Controle de Tráfego por Área da Semob, que nos informa via rádio ao perceber algum comportamento suspeito no meio da multidão. Com todo esse planejamento, garantimos a integridade de quem participa do evento”, disse Fabiana Lacet, subinspetora da Guarda Municipal.

Essas mesmas câmeras da Semob, que captam imagens em tempo real e auxiliaram o trabalho da GM, também ajudaram as equipes da Polícia Militar, já que um oficial ficou de plantão no setor de Controle de Tráfego. São oito câmeras de monitoramento de trânsito instaladas só nesses 14 km de trajeto da Romaria.

Já em campo, a Superintendência Executiva de Mobilidade urbana (Semob-JP) colocou de plantão 90 agentes para organizar o trânsito e garantir a segurança dos fiéis. Foram utilizadas para monitorar o evento 25 viaturas, sendo 20 motocicletas e 05 carros.

Ainda estiveram engajadas nesse plano de apoio a 252ª Romaria da Penha as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //