Política

Cartaxo destaca mudanças no OP e garante que programa atenderá todos os bairros

DIÁLOGO


18/03/2013

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fez o lançamento do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) 2013, em solenidade concorrida, na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Hotel Caiçara. Na oportunidade, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) destacou o novo formato do programa, anteriormente conhecido por Orçamento Democrático.

Entre as novidades estão o OP Digital, o OP Criança e Adolescente e o PPA Participativo. “Primeiro iremos fazer uma primeira etapa que engloba 64 bairros de João Pessoa. Antes, porém, nós tínhamos uma consulta realizada em apenas 14 regiões da cidade, mas, desta vez, vamos fazer bairro a bairro. 100% dos bairros de João Pessoa serão contemplados com plenárias do Orçamento Participativo”, disse Luciano Cartaxo.

O prefeito ainda destacou a implantação do OP para atender pleitos em outras áreas de interesse da população, a exemplo da saúde, infraestrutura, educação e cultura. Cartaxo garantiu que vai acompanhar de perto os encontros.

“Vamos reunir o secretário de Saúde [Lindenberg Medeiros], os diretores de hospitais, de PSFs, todos juntos para discutir com a população, dentro da plenária do Orçamento Participativo. A mesma coisa acontecerá com a área de Educação, quando iremos levar o secretário [Rangel Júnior], os diretores de escolas, enfim, nós queremos que haja envolvimento da população com a gestão, debatendo as questões da saúde, da educação do município, além de outros temas como a cultura e a infraestrutura”, afirmou.

Luciano ainda garantiu o cumprimento de 150 demandas levantadas no ciclo do Orçamento Democrático em 2012. “Vamos respeitar as vontades da população, pois, não adianta montar toda essa estrutura se não atendermos ao que foi solicitado”, disse.

Diálogo

Em discurso, o vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS), destacou que a maior realização da administração, além das obras já apresentadas, é o aprofundamento do diálogo. “Estamos hoje nos comprometendo a manter esse instrumento real da democracia. É um compromisso que será referendado em cada reunião, em cada bairro. Luciano Cartaxo trouxe essa marca em sua trajetória política e o Orçamento Participativo é um programa que coroa essa marca”, ressaltou.

Primeira plenária

O Ciclo 2013 do Orçamento Participativo será iniciado no dia 25 de março, a partir das 19. A primeira plenária ocorrerá na Escola Municipal David Trindade, na Rua José Mendonça, em Mangabeira. A área compõe a 3ª Região do OP. Até o dia 25 de abril, a Secretaria Executiva do Orçamento Participativo coordenará outras treze audiências regionais.

Participaram da solenidade, os vereadores Bira Pereira (PSB), Eliza Virginia (PSDB), Santino (PT do B), Sérgio da Sac (PSL); os secretários Éder Dantas (Transparência), Marcos Alves (Comunicação), Rodrigo Soares (Articulação Política), Socorro Gadelha (Habitação) e Hildevânio Macedo (executivo do Orçamento Participativo); o conselheiro Executivo do Orçamento Participativo, Tadeu Neves; o deputado estadual Anísio Maia (PT), entre outras autoridades e representantes do governo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //