Política

Cartaxo autoriza construção de praças e anuncia oficinas culturais nos bairros

Descentralização


21/05/2013

A população de João Pessoa deverá ganhar duas novas praças num prazo máximo de seis meses. Essa foi a garantia dada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT), durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de dois Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), na manhã desta terça-feira (21), na sede do Paço Municipal. Na oportunidade, também foi assinado o edital para realização do projeto “Oficinas Culturais nos Bairros”.

Os CEUs serão construídos no Vale das Palmeiras e no Gervásio Maia. Serão investidos R$ 3,2 milhões oriundos do PAC2, do governo federal. As obras já começam nesta quarta-feira (22). O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância social dos equipamentos anunciados. “Essas praças vão mudar o perfil dessas importantes comunidades. Esse é o nosso compromisso, junto ao governo federal, que é de levar equipamentos de esporte e cultura para todas as regiões da nossa Capital”, disse.

As novas praças terão pouco mais de cinco mil metros quadrados de área e serão equipadas com quadra poliesportiva coberta, parque infantil, espaço para ginástica, mesas de jogos, pista de skate, espaço multiuso, telecentro, biblioteca, terraço, sanitários e um cineteatro. Também terão locais para instalação de Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Parceria com a sociedade

Durante a apresentação, o coordenador do Comitê Gestor do PAC, Rui Leitão, explicou que os CEUs terá uma administração tripartite, formada por membros da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entre secretários e coordenadores, e por representantes da comunidade e da sociedade civil organizada.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a parceria do poder público com a sociedade. Segundo ele, os novos CEUs melhorarão a qualidade de vida e ajudarão a democratizar a cultura na Capital.

“Esses equipamentos têm esse papel, não só do ponto de vista da cultura e do esporte, mas da assistência social, de mudar a qualidade de vida da população. Eles ajudam a democratizar a cultura, pois, nós estamos abrindo espaço para que a própria comunidade seja a gestora dessas praças, desde o processo de construção da obra que já começa amanhã”, frisou.

Cultura nos bairros

Ainda durante a solenidade, o prefeito Luciano Cartaxo assinou o edital do projeto “Oficinas Culturais nos Bairros”, que vai possibilitar a descentralização da política desenvolvida pela PMJP na área, promovendo a democratização do acesso, a inclusão social, entre outros benefícios.

O projeto possibilitará a realização de 50 oficinas culturais em vários bairros de João Pessoa. A expectativa da gestão, é que 1,5 mil pessoas sejam beneficiadas, entre artistas técnicos e trabalhadores envolvidos com a cultura.

“Esse edital vai possibilitar oficinas culturais sendo realizadas em toda a cidade de João Pessoa. Essa é mais uma parceria com o governo federal que tem dado resultados importantes para a cidade de João Pessoa. Esses equipamentos demonstra claramente a nossa capacidade de investimento aonde a população mais precisa”, concluiu o prefeito.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.