Política

Cartaxo anuncia novos investimentos e Câmara lembra Ricardo Coutinho

HISTORIA


13/11/2014



O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta quinta-feira durante as comemorações dos 67 anos da reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foram comemorados por servidores, parlamentares, secretários que a Prefeitura terá mais investimentos e obras no decorrer dos proximos meses. Na sessão, a Câmara Municipal apresentou video em que realça as figuras do governador Ricardo Coutinho e do próprio prefeito como ex-integrantes do parlamento.

O presidente da Câmara, Durval Ferreira, revelou que está cumprindo com calendário de comemorações em face da importância da data.Na ocasião houve a outorga do Título de Cidadã Pessoense a historiadora Irene Rodrigues da Silva Fernandes, autora de uma cartilha, lançada no evento, que resgata os símbolos da cidade. Ainda houve o laçamento do CD do Coral Antônio Leite de Figueiredo, o grupo vocal da Casa, com Hinos da Paraíba, de João Pessoa e o Nacional Brasileiro.

O presidente da Casa lembrou que até os dias atuais, não há elementos documentais que permitam comprovar a data de instalação da Casa Napoleão Laureano. Embora haja referências quanto à sua existência em documento datado de 1589, há um considerável vazio no que se refere à vida institucional da Câmara até o ano de 1947. Por isso, considera-se esse ano como o de sua reinstalação. Na visão do vereador Durval Ferreira (PP), com a retomada da vida democrática municipal pós-Estado Novo e com os vereadores eleitos pelo voto direto, a Câmara Municipal passou a ser um órgão mais representativo, plural e com funções legislativas. “Acredito que todos os Parlamentares que por aqui passaram e os que estão em exercício na Casa Napoleão Laureano contribuíram e contribuem para a redução da desigualdade social, equilíbrio econômico, crescimento ordenado e sustentável. Ao longo desses anos, tudo que iluminou as nossas mentes e mobilizou os nossos corações nós investimos na construção de uma cidade mais justa, fraterna e igualitária”, afirmou.

Durante a solenidade, foram homenageados personalidades políticas que passaram pelo Legislativo Municipal como o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB); o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e os deputados estaduais Wilson Braga (PMDB), Aníbal Marcolino (PSL) João Gonçalves (PSD), Domiciano Cabral (DEM), Edmílson Soares (PEN) e Hervázio Bezerra (PSB). Também receberam homenagens todos os vereadores da Legislatura vigente. Os homenageados receberam uma réplica da CMJP confeccionada por um artesão paraibano.

O vereador Fernando Milanez discursou destacando que todos os 67 anos da CMJP foram dedicados à luta pelos interesses do povo pessoense. Ele fez uma menção honrosa aos ex-vereadores Cabral Batista, Potengi Lucena e Júlio Rafael falecidos recentemente. Já o ex-vereador e deputado estadual Hervázio Bezerra enfatizou que a CMJP o preparou para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB). “Esta Casa foi verdadeiramente uma escola para mim, tive um aprendizado incrível. Mesmo podendo incorrer em falta, não posso deixar de mencionar três grandes colegas que por aqui passaram: Júlio Rafael, Avenzoar Arruda e nosso atual governador Ricardo Coutinho. Aqui fui governo e fui oposição com a mesma serenidade que possuo. Difícil passar por esta Tribuna sem lembrar do nosso saudoso Potengi Lucena”, recordou.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), fez questão de parabenizar o presidente Durval Ferreira pelo trabalho executado na gestão do Legislativo pessoense. Ele não deixou de destacar a importância de manter a harmonia e o equilíbrio entre o Legislativo e Executivo da Capital em prol das melhorias para população pessoense.

“Esta Casa é uma verdadeira fábrica de líderes e de grandes talentos. Talento que não está somente em quem saiu desta Casa e alçou outros voos, mas nos que qui estão lutando por benfeitorias para nossa cidade. Passando pela Câmara Municipal a gente aprende muito. Deveria haver um decreto obrigando os gestores a passarem pela Câmara”, comentou Luciano Cartaxo.

Ainda durante a comemoração dos 67 anos da Casa, houve a exibição de um vídeo, produzido pela TV Câmara João Pessoa, sobre a história da CMJP. A solenidade contou com a apresentação do Coral da Câmara, regido pela maestrina Socorro Estrela, e da Banda de Música 5 de Agosto, sob a regência de Adélson Machado, que embalaram a solenidade com a execução dos hinos oficiais que compõem o CD laçado hoje. Historiadora recebe homenagem na CMJP

O presidente do Legislativo Municipal destacou o trabalho da professora Irene Rodrigues da Silva Fernandes e, entre tantos projetos desenvolvidos pela pesquisadora, alguns deles em parceria com a CMJP, destacou a pesquisa que desencadeou a produção de cartilhas didáticas para aluno e professor, denominada “Marcos e Símbolos da Cidade de João Pessoa”.

“Além de toda titulação, Irene Rodrigues é boa filha, esposa, mãe, avó, profissional competente, professora de todos, amiga, calma, serena e de uma sensibilidade fora do comum, portanto, grande merecedora do Título de Cidadã Pessoense. Homenagem digna não só pelo trabalho desenvolvido, mas pela relação de amor e dedicação que tem com a nossa Capital”, justificou o presidente.

A homenageada agradeceu a honraria enfatizando seu amor pela cidade pela qual foi acolhida. De acordo com ela, este amor está refletido no trabalho lançado durante a sessão (Cartilha e CD), que pretende resgatar a identidade e cidadania do povo pessoense através da propagação dos seus símbolos oficiais.

Breve Histórico

Graduada em Licenciatura Plena em História pela UFPB, Irene Rodrigues da Silva Fernandes tem especialização e mestrado em História, especialização em museologia, aperfeiçoamento em cultura brasileira. Foi professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), trabalhou, entre outras instituições, na Associação Comercial da Paraíba, Ação Pastoral Franciscana – Comissão Pastoral da Terras, Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Ministério Público da Paraíba (MPPB). Além da cartilha lançada durante a solenidade, a historiadora também publicou, entre outras obras, Memória, História e Ensino – Para a construção de Novas Saudades (Ed.Universitária/UFPB); Sapateiro, Comunista, Cidadão – A história de Chico da Baita, em parceria com Emília Lins Freire (Ed. Universitária/UFPB). Atualmente Irene Rodrigues da Silva Fernandes é a Diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da Fundação Casa de José Américo.

Obras lançadas durante a solenidade

Um livro de orientações aos professores, uma cartilha didática e um CD com o objetivo de resgatar os símbolos da cidade foram lançados durante a sessão solene. A cartilha será utilizada nas escolas da cidade para ensinar os símbolos oficiais de João Pessoa e da Paraíba. O CD resgata o Hino Oficial de João Pessoa, ainda pouco conhecido, de autoria de Eunice de Souza Setti Costa, localizado em ata de sessão desta Casa, que trata do concurso para adoção do Hino. A busca pela letra e partitura foi intermediada pela maestrina Socorro Estrela, que teve acesso a elas através de Rogério Borges, da Banda de Musica 5 de Agosto. A obra traz as faixas em playback para serem cantadas pelos alunos sem acompanhamento de banda.

“Acreditamos que a cidadania também se constrói com o conhecimento da história e dos símbolos de um povo. Os símbolos procuram integrar as pessoas com representações visuais, verbais e de imagens que sintetizam valores e objetivos de uma comunidade. Em cada brasão, em cada hino temos a identidade de um povo fazendo-se presente, dizendo de seu passado e edificando o futuro. Nesses ícones, podemos apreciar tudo que nos faz cidadãos conscientes e orgulhos de nossa tradição”, comentou Durval Ferreira.

Damião Rodrigues


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.