Saúde

Caravana Saúde nos Bairros realiza 3,8 mil atendimentos no fim de semana e totaliza mais de 13,5 mil em toda a Capital


01/08/2022

(Foto: divulgação/Sérgio Lucena/Secom-JP)

Portal WSCOM



A Caravana Saúde nos Bairros esteve, neste final de semana, no bairro de Gramame. A ação atendeu, entre consultas, exames, imunização e outros serviços, 3.784 usuários no sábado (30) e domingo (31). Em todas as suas edições, a Caravana já totaliza 13.510 pessoas atendidas, fruto da união dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba, resultado da parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado.

Durante o evento em Gramame, foram realizadas 885 consultas e 2.362 exames. As consultas estão subdivididas por especialidades e o total de atendimentos, em número de 885, foram realizados nas áreas de cardiologia (21), clínica geral (379), cirurgia vascular (22), ortopedia (107), oftalmologia (269), odontologia (52) e consulta com nutricionista (35).

A maior parte dos exames feitos nesta etapa da Caravana foram laboratoriais (1.703), seguidos por eletrocardiografia (293), ultrassonografia (207), radiografia (98), tomografia (42), ecocardiograma (12) e endoscopia (7).

Cartão SUS e imunização – Além das consultas e exames, a Caravana Saúde nos Bairros realizou 194 atendimentos que disponibilizaram o Cartão SUS aos usuários, assim como 343 pessoas foram imunizadas, com doses contra a Covid-19 e Influenza.

Caravana – A união dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba foi anunciada no início de julho, dentro de um pacote de ações para a área da Saúde. No primeiro final de semana, a Caravana realizou 2.390 atendimentos em Mangabeira. No final de semana seguinte, no bairro do Cristo, foram registrados 3.095 atendimentos. Na sequência, no bairro do Valentina Figueiredo, foram 4.241 atendimentos e neste último final de semana de julho, em Gramame, mais 3.784 usuários atendidos. No total geral, em todas as edições da Caravana, os números atingem 13.510 atendimentos.

“A Caravana Saúde nos Bairros segue atendendo a população e, neste fim de semana, o número de usuários atendidos reforça a importância desta ação de saúde, que já é considerada a maior da história da capital, com a marca de mais de 13.500 pessoas atendidas”, exaltou Luis Ferreira, secretário de Saúde de João Pessoa.

Fluxo – Chegando à Caravana, os usuários passam por um cadastro e, na sequência, por uma triagem com uma equipe de enfermeiros e um médico. Em seguida, são encaminhados para os consultórios instalados no local, que reúnem especialidades como cardiologia, cirurgia geral, oftalmologia, odontologia, ortopedia e cirurgia vascular.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.