Economia & Negócios

Capital paraibana mais movimentada em fevereiro


17/04/2014

Os meses de janeiro e fevereiro representam, para o trade turístico, uma das melhores épocas do ano, tendo em vista as férias escolares e o verão. De acordo com pesquisa da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a taxa de ocupação hoteleira de João Pessoa cresceu 0,26% em fevereiro, em comparação ao mesmo período de 2013, alcançando 69,25%.

A pesquisa também aponta que o Fluxo Global Estimado para a capital foi de 91.508, o que equivale a um aumento de 6,18% em comparação com fevereiro do ano passado. Essa movimentação nos hotéis da cidade refletem diretamente em outros aspectos do turismo estadual, como o setor de bares e restaurantes.

De acordo com o presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini, a elevação representa a capacidade da capital paraibana em receber os turistas com excelênica. “A gastronomia do estado está bem representada pelos nossos bares e restaurantes, que preparam refeições de qualidade e investem na qualificação dos seus profissionais para melhor atender o cliente”, afirma.

Segundo o presidente, o feriado da Páscoa, por exemplo, é uma das datas mais importantes do setor e a tendência é de crescimento para os próximos anos. “Percebemos que há uma constante elevação no movimento dos restaurantes no período. A nossa expectativa é que essa realidade mude de forma gradativa, devido ao incentivo do turismo e as ações de divulgação do estado”, comenta.

Com o desenvolvimento da economia e a elevação do poder de compra das classes C e D, o setor ficou aquecido em todo o estado. Os bairros tornaram-se mais atrativos e os empresários investiram cada vez mais nos bares e restaurantes, distribuindo a movimentação em toda a capital e levando os turistas para áreas da cidade que antes eram inexploradas em suas visitas.

A expectativa é que nos próximos meses mais estabelecimentos sejam inaugurados e os turistas tenham mais opções para desfrutar a gastronomia paraibana. Além disso, a Abrasel-PB estima que este ano a movimentação do setor seja ainda maior que no ano passado. “Em 2013 o setor registrou um crescimento de 10% se comparado ao ano de 2012. Esta elevação segue a mesma linha dos anos anteriores e a expectativa é que em 2014 esses números sejam superados, tendo em vista o fluxo de turistas e a realização de grandes eventos no estado e no país”, revela Marcos Mozzini.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.