Saúde

Câncer da pele é responsável por 25% dos tumores malignos no país

saúde


25/11/2013

 O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele completa 15 anos neste mês de novembro e relembra a importância do diagnóstico precoce. No dia 30 de novembro, mais de 130 postos de atendimento estarão abertos em todo o país, das 9h às 15h, para a realização de exames que identifiquem o câncer da pele, além de palestras informativas a toda população.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) através dos seus serviços credenciados em todo o Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer da pele é o mais frequente no país, sendo responsável por 25% dos diagnósticos de tumores malignos. A doença se deve ao crescimento anormal das células da pele, classificadas de acordo com a célula acometida.

A Dra. Carla Russo, dermatologista e coordenadora do evento alerta: "O diagnóstico precoce permite uma cirurgia simples e curativa, e é importantíssimo para uma recuperação rápida e satisfatória do paciente". Além disso, é preciso entender que a proteção solar é um conjunto de atitudes, como: evitar exposição solar nos horários de maior insolação, se manter na sombra, fazer uso de proteção têxtil e proteção solar.

Algumas pessoas chamadas de "pacientes de risco" são mais suscetíveis para o desenvolvimento da doença e devem tomar cuidado redobrado, entre esse grupo estão indivíduos que possuam:

Pele clara que não consegue bronzear;
Muitas pintas pelo corpo;
Cabelos e/ou olhos claros;
Histórico de câncer da pele na família;
Queimaduras solares;
Sardas no rosto e/ou ombros;
Ferida na pele que não cicatriza;
Pinta com aumento do tamanho e/ou modificação da cor;
Mais de 65 anos com pele clara.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //