Economia

Canadá negocia com Mercosul para reduzir dependência dos EUA

Em meio ao tarifaço dos EUA, o Canadá busca diversificar parceiros comerciais e sinaliza interesse em avançar as negociações com o Mercosul.


18/07/2025

(Foto: Anadolu/ GettyImages)

Anna Barros

O Canadá está buscando diversificar seus parceiros comerciais para diminuir a dependência do comércio com os Estados Unidos. Para isso, de acordo com o ministro do Comércio Exterior do Canadá, Maninder Sidhu, afirmou que o país está interessado em avançar nas negociações comerciais com o Mercosul.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia são os países que integram o bloco econômico sul-americano. Em outro momento, o grupo já teve rodadas de negociação com Ottawa.

Esse interesse já foi exposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril deste ano, quando disse que possui interesse em avançar nas negociações entre o bloco e o Canadá.

A busca por novos parceiros comerciais surgiu em meio ao tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump. De acordo com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, a equipe econômica do país já está buscando dialogar com a Casa Branca para tentar reduzir as tarifas comerciais. No entanto, a diversificação do comércio é essencial para diminuir os impactos das tarifas.

“Conversei com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, e há interesse em realizar conversas sobre o Mercosul”, afirmou o ministro Maninder Sidhu, em entrevista à Reuters. “Com a China, há oportunidades, há desafios.”
Em 2024, o comério entre o Canadá e os EUA foi de mais de 1 trilhão de dólares canadenses (US$ 727,33 bilhões), o que deixa clara a necessidade do país em diversificar suas relações comerciais .



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.