Educação

Câmpus V realiza programação científica e cultural

Aniversário - CCBSA


08/09/2014



Mostra de trabalhos e projetos científicos, mesas de discussão, minicursos, oficinas, palestras e apresentações culturais são algumas das atividades programadas dentro da programação comemorativa dos oito anos de fundação do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A série de eventos tem como tema “Formação Tecnocientífica e sustentabilidade: novos desafios à cidadania” e acontece nos dias 9 e 10 de setembro, nas instalações do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), com ações que marcam a recepção aos calouros do período letivo 2014/2.

A abertura ocorre nesta terça-feira (9), às 8h, no Auditório Pioneiros, com a palestra da professora Núbia Martin, da pró-reitora Estudantil. Ainda no turno da manhã será realizada uma apresentação da violonista e docente do CCBSA, Ana Cláudia, e exposição de artesanato no corredor de entrada do Câmpus V.

O primeiro dia de atividades será encerrado com a mesa redonda sobre conflitos ambientais, a ser realizada às 18h30, no Auditório Pioneiros, com a participação da professora do CCBSA que desenvolve projetos na área de educação ambiental e coleta seletiva, Maria de Fátima Araújo; do empresário e especialista em resíduos sólidos, Fernando Yplá; da mestre em Relações Internacionais pela UEPB e assistente de pesquisa no projeto "Iniciativas Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES)", Mariana Nóbrega; e do docente de Ciências Biológicas, Cleber Salimon. A mesa será mediada pelo professor Vancarder Brito. Durante todo o período da manhã e noite será realizada no pátio do CCBSA a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O segundo dia de evento, a quarta-feira (10), contará com uma manhã de atividades na área de Arquivologia, comtemplando o minicurso “Preservação e conservação de documentos”, a ser ministrado pelo professor Eutrópio Bezerra, e as oficinas “O saber-fazer do arquivista nas instituições: das MDA’s à gestão de documentos” e “Arquivos Judiciais”, ministradas, respectivamente pelo arquivista Josivan Soares e Elaine Ferreira. Tais atividades ocorrem a partir das 8h.

No turno da tarde estão programadas palestras na área de Relações Internacionais, tendo início às 14h, com uma discussão sobre RI e sustentabilidade, tendo como ministrante a professora Elia Elisa Alves, seguida da palestra “Etnociência e sustentabilidade”, a ser ministrada pelo professor Márcio Adriano Dias. Essas atividades ocorrem no mini auditório do CCBSA. Durante toda a tarde haverá exposição de artesanato no corredor de entrada do Câmpus V.

Também será realizada, das 8h às 17h, no Auditório Pioneiros e laboratórios do CCBSA, uma programação especial voltada ao curso de Ciências Biológicas em alusão ao Dia do Biólogo, comemorado em 3 de setembro. A programação reúne palestras e minicursos nas áreas de Limnologia, Morfologia das Pteridófitas, Biossegurança, Taxidermia, Genética Forense, Bioacústica de peixes, mecanismo MXR como biomarcador de contaminação aquática, áreas de atuação do biólogo e BICA – Do Lazer à Conservação. As atividades terão carga horária de 10h, e todos os participantes receberão certificado.

O evento comemorativo será encerrado às 18h, no Auditório Pioneiros, com a palestra “A pesquisa científica na UEPB e no Brasil”, ministrada pelo pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, Antônio Carlos de Melo Magalhães, seguida de recital de Cordel com João Amorim e apresentação da Arquibanda, formada pelo professor Henrique França e pelos estudantes Jan Lima, Antongnionne Cavalcanti Monteiro, Ítalo Campos, Gabriel Lacerda e Alefe Jonatha. Esta última atividade ocorre no Pátio do CCBSA.

Histórico

Criado em 2006, após a conquista da Autonomia Financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Câmpus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas.

A escolha de Alcides Carneiro para nomear o CCBSA deu-se por ocasião do centenário de nascimento do paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras.

Atualmente, o Câmpus V abrange os bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais, Núcleo de Línguas e um polo de Educação a Distância, que funciona na Avenida Coremas, 332 – Centro, e oferece cursos de graduação em Letras e Geografia, voltados aos professores da rede pública de ensino (estadual e municipal), inscritos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e as graduações em Administração Pública e em Pedagogia, esta última presencial, com aulas aos sábados.

O CCBSA também sedia as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia, destinado à formação de professores, e da Especialização em Fundamentos da Educação, que é voltada aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, com curso de graduação, além de técnicos e administradores escolares também com graduação concluída e a Especialização em Fundamentos da Educação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //