Paraíba

Caminhada Penitencial 2014 deve reunir cerca de 40 mil pessoas

Penitencial


28/03/2014



 No próximo dia 6 de abril será realizada a XVI edição da Caminhada Penitencial, promovida pela Diocese de Campina Grande. O percurso de 8km entre a Catedral e o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, é marcado pelo sacrifício e meditação. Neste período da Quaresma, os fieis católicos aprofundam suas orações na preparação para a Páscoa, e a Caminhada Penitencial já é uma tradição, reunindo uma média de 35 mil pessoas nos últimos anos.

A programação é iniciada às 5h30, com a Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, a multidão segue pela Floriano Peixoto, Praça do Viaduto, Av. Manoel Tavares e segue pela BR 104 até o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. No campo do Convento é ministrada a Palavra e dada a Bênção aos fieis.

A Caminhada acontece sempre um domingo antes do Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa. No percurso, é comum presenciar pessoas descalças, rezando o terço, pessoas com deficiência e até crianças. “Tudo isto é a demonstração de fé do povo. Eles pagam promessas para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos especiais. As pessoas se emocionam porque sentem a grandeza do amor de Deus e sabem que ali estão fazendo apenas um pequeno sacrifício”, explica Dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande.

Para o Pe. Márcio Henrique, Vigário Geral e organizador da Caminhada, este é um dos momentos mais fortes da vivência da quaresma. “O povo se reúne e vem participar deste momento numa forma de intensificar a sua vivência quaresmal. Até quem não aproveitou a quaresma para buscar uma rotina de orações e sacrifícios, vem participar da caminhada, buscando a misericórdia e a graça Divinas”, diz o padre.

A Caminhada Penitencial tem um percurso de, aproximadamente, 4 horas e conta com pontos de apoio para distribuição de água, assistência médica, carro de apoio e trio elétrico para o grupo de animação e oração. Conta também com os apoios da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Exército Brasileiro, STTP, CPTran e Samu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //