Policial
Câmeras flagram invasão de área em obras da BR-230, em João Pessoa, e PRF intensifica fiscalização
24/04/2025

Da Redação
A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba alerta os condutores sobre a continuidade das obras de construção do Viaduto de Água Fria, no km 24 da BR-230, em João Pessoa. Apesar dos trabalhos em andamento, a fiscalização está sendo realizada de forma contínua para prevenir condutas que representem risco à segurança viária e à integridade dos trabalhadores envolvidos na construção.
A PRF tomou conhecimento, por meio de vídeo que circula nas redes sociais, de um motociclista acessando indevidamente o Viaduto de Água Fria em construção. Essa ação irresponsável expõe o condutor a grave perigo, considerando a presença de cabos e detritos que comprometem a aderência dos pneus, além de colocar em risco a vida dos trabalhadores da obra. Estes, focados em suas tarefas e utilizando equipamentos de proteção auricular, não esperam a circulação de veículos em alta velocidade em uma área isolada há meses. Tal conduta, além de imprudente, sujeita o infrator a penalidades legais.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Os bloqueios viários são implementados para controlar o fluxo de tráfego e salvaguardar a segurança de todos. Desrespeitar essas barreiras pode comprometer a eficácia das operações de segurança e elevar os riscos para a coletividade. De acordo com o Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, ou deixar de adentrar as áreas destinadas à pesagem de veículos” (Redação dada pela Lei nº 14.157, de 2021) configura infração grave, punível com multa de R$195,23 e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para coibir o acesso não autorizado ao Viaduto de Água Fria, a PRF intensificou as rondas ostensivas na área e emprega o sistema de videomonitoramento. A utilização de câmeras de monitoramento tem se revelado uma ferramenta valiosa para aprimorar a segurança viária e reduzir a violência no trânsito. A capacidade de identificar infrações em tempo real permite uma intervenção imediata e precisa, dissuadindo comportamentos de risco que podem resultar em acidentes graves.
Adicionalmente, a fiscalização por videomonitoramento fortalece a capacidade da PRF de implementar um policiamento mais estratégico e eficiente, direcionando esforços para as áreas com maior incidência de infrações. Essa otimização dos recursos disponíveis amplia o alcance das operações de segurança e contribui para um trânsito mais seguro.
A conclusão da construção do viaduto proporcionará a ligação entre o bairro de Água Fria e a Rua Ranieri Mazzili, no Cristo Redentor. A expectativa é que essa obra reduza os frequentes congestionamentos na região e facilite o deslocamento entre os lados da cidade, dispensando a necessidade de acessar a BR-230 para essa travessia. A estrutura viária possui uma extensão aproximada de 1 quilômetro. A previsão é que o fluxo de veículos na parte superior do viaduto seja liberado na próxima quarta-feira, 30 de abril. Com isso, os veículos poderão circular com segurança pela BR-230, sem a necessidade de utilizar a via marginal à rodovia.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.