Saúde

Café pode diminuir risco de morte por cirrose hepática

Bebida


06/04/2014



 A cirrose hepática é responsável por 1,3% do total de mortes em todo o mundo, afirma a OMS, ressaltando a importância da prevenção. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura descobriram que beber duas ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte por cirrose hepática em 66%.

Publicado dia 04 de abril na revista Hepatology, o estudo utilizou dados de uma base populacional prospectiva chamada The Singapore Chinese Health Study, que envolveu mais de 63 mil indivíduos chineses residentes em Singapura, que tinham entre 45 e 74 anos de idade. Os autores coletaram informações sobre dieta, estilo de vida e histórico médico por meio de entrevistas e questionários entre os anos de 1993 e 1998, além de manter um acompanhamento durante 15 anos em média.

Os pesquisadores registraram que um total de 14.928 participantes do estudo faleceu nesse período, dos quais 114 morreram de cirrose hepática. Os resultados gerais mostraram que os indivíduos que bebiam pelo menos 20 g de etanol (álcool) por dia tinham um risco maior de mortalidade por cirrose, em comparação com os não-bebedores. Enquanto isso, o consumo de café foi associado a um risco 66% menor de morte por cirrose, e os pesquisadores observaram este era particularmente o caso para a hepatite não-viral relacionada cirrose.

Os autores afirmam que os resultados oferecem um novo impulso para avaliar o café como um potencial agente terapêutico em pacientes com cirrose. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar os benefícios do consumo de café em populações variadas.

Quem sabe fazer café pode até falar que não existe qualquer segredo no preparo, mas isso não é verdade. Quem nunca foi vítima de um café praticamente intragável ou tomou um café que valeu uma segunda rodada? E a questão pode estar muito além do equilíbrio entre água e pó. A qualidade dos grãos, o tipo de água, a forma de filtrar e até os complementos podem mudar completamente o sabor da bebida. Por isso, buscamos dicas com verdadeiras experts no assunto que ensinam passo a passo de como preparar um bom café. Assim, além de aproveitar uma bebida deliciosa, você ainda se beneficia das substâncias antioxidantes presentes na cafeína, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, depressão e até diabetes tipo 2.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //