Geral
“Café fake” é apreendido e investigado pelo governo federal e pode estar enganando consumidores
19/02/2025

(Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação)
Anna Barros/ Portal WSCOM
O atual preço do café, um produto essencial na vida de muitos brasileiros, tem alarmado a população. No entanto, juntamente à crise da mercadoria, começaram a surgir nas prateleiras dos supermercados um substituto: o “café fake”. Muitos consumidores foram induzidos ao erro e compraram o produto julgando se tratar do café tradicional. Devido a isso, o governo federal realizou uma série de apreensões das mercadorias para que fossem investigadas.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou que, além das mercadorias, a matéria-prima utilizada para a fabricação também foi apreendida.
O “café-fake” é chamado de “pó sabor café” e o ministério também fará uma investigação para concluir se o produto pode ser considerado fraude ou se apenas se enquadrar em outra categoria.
Embora a investigação ainda esteja acontecendo, foi constatado que nos locais em que a mercadoria foi apreendida, foram encontradas uma série de irregularidades nas matérias-primas. Ao invés de só haver o fruto – como é o correto na produção do café tradicional –, os agentes encontram cascas, grãos defeituosos e aromatizantes.
Até o momento, o ministério ainda não informou a localidade dos estabelecimentos ou mesmo as marcas envolvidas.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.