Policial

Cabedelo: Redução de 32% nos homicídios em 2013

policial


03/01/2014

 Nos primeiros dias do ano, o Governo do Estado divulgou dados que afirmam a queda de 32% no número de homicídios ocorridos em 2013 no município de Cabedelo. Em 2011, a cidade teve 83 Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios dolosos e outros crimes dolosos que resultem em morte), sendo 59 em 2012 e 40 em 2013.

As informações são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Seds), segundo o qual também houve redução na região metropolitana da Capital, que abrange, além de João Pessoa e Cabedelo, as cidades de Bayeux e Santa Rita. O setor foi criado em 2011 e trabalha por meio de uma metodologia multifonte, que analisa informações do Instituto de Polícia Científica, Sistema de Saúde e imprensa, entre outros.

Segundo o major Pablo Cunha, responsável pela 6ª Companhia de Polícia Militar, a queda de crimes violentos é resultado de uma ação conjunta entre as polícias, Ministério Público e a Justiça, que começou com a apreensão de adolescentes infratores e com a prisão de homicidas e de traficantes na região.

“Todos foram fotografados e cadastrados, o que facilita a identificação. Recebemos também o apoio das delegacias de Homicídios, Entorpecentes e Roubos e Furtos, da Capital, que nos auxiliaram na identificação das pessoas responsáveis por esses crimes na cidade. Foram realizadas blitz nos locais mais críticos, de acordo com o previsto no Programa Paraíba Unida pela Paz e ainda foi implantado o quadrante de polícia preventiva, que fiscaliza locais com viaturas em pontos fixos, principalmente no Jacaré, Renascer e Centro”, explicou o gestor da 3ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp).

O gestor da Polícia Civil na Área, delegado Ademir Fernandes, titular da 7ª Delegacia Distrital de Cabedelo, também frisou a integração entre as polícias e a participação de delegacias especializadas na identificação de criminosos como pontos essenciais para que homicídios fossem evitados e a autoria dos crimes desvendadas. “O mérito é das instituições e também da população que acredita e confia no trabalho da polícia, sendo hoje uma das principais fontes de informação”, detalhou.

A redução de homicídios na cidade de Cabedelo já é observada pela população. A cidade, que chegou a ter elevada taxa de homicídio, hoje tem uma realidade diferente. Para o historiador Helton Medeiros, a redução do número de mortes foi perceptível em 2013, principalmente na área próxima ao mercado público que fica no Centro da cidade. “Moro aqui desde que nasci e acredito que o trabalho realizado pela polícia na comunidade Imaculada, um dos pontos críticos de Cabedelo, foi um dos responsáveis por essa diminuição de assassinatos”, frisou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //