Saúde

Brasil irá assinar acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca/Oxford com a Fiocruz, diz Queiroga


20/05/2021

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Da redação/Portal WSCOM

O governo brasileiro assina na próxima semana um acordo de transferência de tecnologia para produção de vacinas da AstraZeneca/Oxford. A informação foi passada pelo ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga nesta quinta-feira (20), durante entrevista a TV Correio. Segundo ele, isso vai dar “absoluta autonomia na produção de vacinas” contra Covid-19 no país.

“O Brasil é um dos quatro países que mais distribui vacinas para a sua população. Nós já distribuímos mais de 90 milhões de doses. Além disso, o Brasil tem a capacidade de produção de vacinas. Na próxima semana vamos assinar o acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca/Oxford para a Fiocruz começar a produzir a vacina”, declarou Queiroga.

O ministro disse ainda que um contrato com a Pfizer vai garantir 200 milhões de doses de vacina até o fim do ano para o Brasil. A expectativa é vacinar toda a população brasileira até o fim do ano.

“Temos o compromisso de vacinar todos os brasileiros ate o final do ano. […] Continuamos em busca de vacinas para vacinar a nossa população, como ministro da Saúde este é um compromisso nosso”, afirmou.

Marcelo Queiroga também avaliou o Plano Nacional de Imunização do Brasil e afirmou que o país esta caminhando bem na vacinação.

“Nós caminhos bem na vacinação. O programa nacional de vacinação brasileiro é reconhecido mundialmente, e o Brasil tem 38 mil salas de vacinação e capacidade de vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia. […] A vacina é o passaporte para nos livrarmos da pandemia”, enfatizou o ministro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.