Paraíba

Brasil define sistema de conversão digital que exclui internet

Conversão digital


19/05/2015

Anatel decide que 60 milhões de brasileiros terão conversor de TV digital com interatividade, mas ainda sem internet. Um avanço, mas é preciso garantir conexão com internet, promovendo Inclusão digital plena.

É o que espera Dona Cristina Vicente, do Colinas do Sul, em João Pessoa, que, assim como as 14 milhões de famílias do Programa Bolsa Família, tem em sua sala a chamada TV de tubo e só recebe em casa o sinal analógico. E para ter uma TV digital interativa, terá que ter o conversor e uma conexão de Internet banda larga.

Dona Cristina e sua família já experimentaram uma vez o potencial da TV digital interativa, pois está entre as 100 famílias de João Pessoa que receberam conversor de TV digital e antena digital, por um período de seis meses, entre 2012 e 2013, quando a equipe do Núcleo Lavid e TV UFPB implantaram na capital paraibana a primeira experiência de transmissão digital com interatividade, na América Latina, voltada exclusivamente para famílias de baixa renda.
O projeto pioneiro foi coordenado pela EBC ( Empresa Brasil de Comunicação), com apoio de diversas órgãos, universidades e empresas, e hoje está em sua segunda etapa, em Brasilia, beneficiando um número maior de brasileiros.

Este e outros projetos serão apresentados na EXPOTEC, dia 28, as 13h30, por Guido Lemos, coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid/UFPB). A palestra "O futuro do audiovisual na ótica do Lavid-UFPB" apresentará os projetos e resultados das pesquisas no LAVID em televisão e cinema digital com foco em interatividade e acessibilidade, telemedicina e telesaúde, suporte a execução distribuída de espetáculos de dança, teatro e música.

EXPOTEC – É realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o apoio de parceiros. Vai reunir no Centro de Convenções em João Pessoa, na Paraíba, atividades da área de tecnologia: web, desenvolvimento, games, robótica e software livre; e debates com foco na democratização do conhecimento: inclusão digital, mídias alternativas e encontro de blogueiros.

Serão quatro dias com mais de 150 palestras em todas as áreas, debates, exposição, competições, maratonas de desenvolvimento, encontros de blogueiros, webradios, ativistas digitais, oficinas e cursos de capacitação.

8º Encontro Nacional da Anid na Expotec – Com o tema ‘Infraestrutura para Inclusão Digital, Inovação e Geração de Conteúdo para a Internet’, o 8º Encontro da Anid será um espaço onde empresas de base tecnológica, instituições de ensino, órgãos governamentais e provedores de internet estarão debatendo a democratização do acesso à rede e ao conhecimento, estimulando a inovação, os processos criativos e a produção de conteúdos nacionais no ambiente da economia digital.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //