Futebol

Botafogo-PB perde um mando de campo por conta de torcidas organizadas

Julgamento


03/10/2014



A violência entre facções denominadas “torcidas organizadas” resultou em prejuízo para o Botafogo-PB. O time esteve mais uma vez no banco de réus do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi punido com a perda de um mando de campo, além de multa em R$ 5 mil. O julgamento foi realizado na tarde dessa sexta-feira (03).

O clube foi punido com base no Artigo 213 do Código de Justiça Desportiva, que fala sobre a responsabilidade dos clubes de “tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”.

O fato em questão ocorreu no dia 21 de setembro, em partida contra o ASA, no Almeidão. O jogo foi válido pela 16ª rodada e o Belo saiu derrotado por 2 a 1. No segundo tempo, um incidente entre duas “torcidas organizadas” foi registrado nas arquibancadas do ‘lado sol’, o jogo foi paralisado no momento e o fato registrado posteriormente na súmula arbitral.

Repercussão

Após o incidente, a diretoria do Botafogo-PB se reuniu e decidiu proibir a entrada de integrantes trajando o uniforme de tais torcidas. A decisão valerá até o final do Campeonato Brasileiro da Série C.

Outra medida foi tomada pelo Ministério Público da Paraíba, por meio do procurador Valberto Lira, que também é presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba. Foi decidido que os componentes das torcidas deverão se cadastrar para que seus dados sejam utilizados na aplicação das normas definidas no Estatuto do Torcedor.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //