Futebol

Botafogo-PB está em negociação para implementar SAF ainda em 2024; entenda acordo

O Belo pretende vender o máximo permitido em lei dos ativos, ou seja, 90%.


29/05/2024

Anna Barros/ Portal WSCOM



O Botafogo-PB caminha para transformar o seu departamento de futebol em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). As negociações com investidores já estão adiantadas. O acordo valerá por 15 anos, além disso, deve sair ainda em 2024.

As revelações do assunto foram feitas através de uma entrevista na Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (27), pelo vice-presidente de marketing do Botafogo-PB, Paulo Monte, assim como os conselheiros Alexandre Cavalcanti e Breno Morais.

Embora nem todas as exigências do clube estejam postas, uma das que já foram declaradas são as que envolvem a Maravilha do Contorno. A associação atual vai ficar com centro de treinamento e o mesmo será cedido para a SAF utilizar sua estrutura física. Outro ponto das exigências seria conter um contrato que obrigue ao detentor da SAF investir do departamento construindo campos, alojamentos, entre outras melhorias.

O Belo pretende vender o máximo permitido em lei dos ativos, ou seja, 90%. E também há um aviso ao mercado de que só será vendido para grupos ou empresários brasileiros que sejam do ramo do futebol.

Como a SAF será majoritária, a associação deve estar sempre nos debates dos temas do clube, mas, embora tenha voz, não terá força total para impor seus desejos.

SAF

De forma resumida, a SAF é um tipo de empresa criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021, possibilitando que o clube deixe de ser uma associação civil sem fins lucrativos, passando para o ramo empresarial.

Desde sua criação, muitos clubes brasileiros já passaram a adotar o sistema, como é o caso do Vasco da Gama, Cruzeiro, Atlético Mineiro, entre outros.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //