Paraíba

Bombeiros registram 37 ocorrências durante Romaria da Penha

Operação


01/12/2014



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) atendeu, das 18h de sábado (29) até o mesmo horário do domingo (30), 37 ocorrências dentro da operação de segurança da Romaria da Penha, realizada em João Pessoa. No total, foram 126 militares empregados nas diversas modalidades: atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e salvamento aquático.

Conforme o oficial coordenador da operação, tenente coronel Nazareno de Oliveira, durante o percurso de 14 quilômetros da procissão foram feitos 25 atendimentos a romeiros, todos de natureza clínica, sem maior gravidade. “Fizemos os atendimentos no local e em apenas dois casos foi necessária a remoção para o hospital. Um foi de um cardiopata que teve um princípio de infarto e outro em decorrência de uma queda na altura do próprio corpo”, detalhou.

Segundo o tenente coronel, houve também dois princípios de incêndio na capelinha por trás do Santuário da Penha, onde ocorre a tradicional queima de velas. No entanto, 12 militares estavam de prontidão com extintores de incêndio e rapidamente realizaram a contenção. Ninguém ficou ferido nem houve dano ao patrimônio.
Ainda foi registrada, durante a madrugada (30), a retirada de uma pessoa que tomava banho na praia da Penha e apresentava sinais de embriaguez. “Não chegou a acontecer o afogamento e a remoção foi feita de forma preventiva pelos guarda-vidas, que perceberam que a pessoa estava sob efeito de álcool e se dirigindo para o fundo”, esclareceu o tenente coronel Nazareno.

Já na manhã e tarde de domingo (30), os bombeiros atenderam nove ocorrências nas praias da Penha, Gramame Sul e Praia do Sol, sendo duas delas de afogamento. Em ambos os casos, os guarda-vidas de plantão fizeram o socorro às vítimas, sendo que uma veio a óbito ainda no local (na Penha). Conforme o coordenador de praia durante a operação, tenente Benevaldo Pessoa, a população contou que o homem de aproximadamente 39 anos tinha bebido o dia todo, quando entrou no mar e se afogou.

Os guarda-vidas foram acionados e verificaram que a vítima estava inconsciente e sem sinais vitais. “Fizemos o procedimento de reanimação, mas ele não melhorou. O Samu também chegou ao local e deu continuidade aos procedimentos médicos, mas posteriormente o homem veio a óbito”, contou Benevaldo.
Na outra ocorrência, registrada na Praia do Sol, um homem foi retirado da água pelos guarda-vidas e atendido nas areias. Apesar de ter ingerido muita água, a vítima estava consciente e após os primeiros atendimentos foi encaminhada para o hospital.

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //