Paraíba

Bomba da Transposição passa por reparo em SP e atrasa chega de água em Boqueirão

PROBLEMAS


13/03/2017



O procurador de Justiça do estado da Paraíba e membro do Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba, do Ministério Público Estadual (MPPB), Herbert Targino, revelou, na tarde desta segunda-feira (13), que a Estação Elevatória (EBV-6), que joga água de Sertânia (PE) para o açude de Poções em Monteiro, no Cariri paraibano, está funcionando apenas com uma bomba, ou seja, metade da capacidade.

"Em vez de 9 metros cúbicos por segundo, só está chegando 4,5 metros cúbicos por segundo", informou.

Segundo a assessoria do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o que aconteceu é que a bomba, antes da inauguração da Transposição da Paraíba, na quinta-feira (9), estaria trepidando e, por precaução, para evitar quebra do equipamento, ele foi levado para São Paulo onde passa por uma espécie de calibragem. A previsão é que a bomba volte do reparo no dia 20 de março.

Ainda segundo a assessoria do órgão, o cronograma não será tão atrasado porque os tubos a serem colocados em Camalaú e Poções, para as águas seguirem para Boqueirão, só serão efetivamente instalados após o retorno da segunda bomba.

Mesmo com a capacidade reduzida, o açude de Poções começou a se encher águas ontem, após a abertura de comportas em Sertânia.

A assessoria do Ministério da Integração Nacional confirmou o volume de 4,5 metros cúbicos por segundo, metade do que seria com as duas bombas, e afirmou que interrompimentos do funcionamento de uma das bombas podem acontecer para "ajustes previstos".

Confira a nota da pasta:

O Ministério da Integração Nacional vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) A sexta estação de bombeamento do Eixo Leste (EBV-6) do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Sertânia (PE), está em funcionamento desde o dia 28 de fevereiro. A estrutura é composta por duas motobombas;

2) Hoje, a EBV-6 está operando com uma motobomba que possui capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m3/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do rio São Francisco chegue ao reservatório Boqueirão;

3) Eventualmente, o funcionamento de uma das motobombas pode ser interrompido para ajustes previstos, uma vez que o processo de bombeamento foi iniciado há poucos dias.

Errata: diferente do que foi noticiado anteriormente, a assessoria do MPPB corrigiu a informação de que duas bombas teria quebrado. Na realidade, uma bomba teria sido removida da Estação, antes da inauguração da Transposição, para passar por manutenção em São Paulo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //