Política

“Bolsonaro quer anistia porque sabe que fez coisa errada”, afirma Lula

Durante entrevista coletiva no Vietnã, Lula diz que Bolsonaro deveria provar inocência em vez de pedir anistia


29/03/2025

(Foto: Getty Images )

Brasil 247

Em entrevista coletiva durante sua viagem ao Vietnã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro busca anistia porque tem consciência de seus crimes. Lula foi categórico ao dizer que a anistia não deveria ser uma preocupação para ninguém, a não ser para aqueles que se sentem culpados. “Eu tenho certeza que anistia não é um tema principal para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando. É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia [Bolsonaro] não digam para ele que, primeiro, eles vão absolvê-lo, e aí não tem anistia”, declarou.

Lula afirmou que Bolsonaro e sua equipe assumem postura de culpados, sem sequer tentar provar o contrário. “Eles já estão se tratando como se já fossem culpados. Eles não estão nem querendo se defender. Ele sabe que no fundo da consciência dele, ele fez todas aquelas bobagens que foi acusado. Ele deveria estar se defendendo, mostrando provas de que é inocente, mas até agora não disse nada, como é o hábito dele: ofender os outros, xingar os outros, chorar e dizer que os outros são culpados. Só ele sabe o que ele fez”, afirmou.

O presidente ressaltou que a anistia não é um assunto relevante para o país no momento, apontando a existência de questões mais urgentes a serem debatidas. “Anistia não é um tema importante. Tem muitos assuntos importantes, de interesse do povo brasileiro, que nós temos que discutir”, concluiu.

Lula também destacou que temas políticos internos não fizeram parte da pauta durante a viagem. “Você acha que eu iria convidar o presidente da Câmara e do Senado para discutir a 11 mil metros de altura os problemas que eu posso discutir em terra, na minha casa, ou na casa deles? Eu fiz questão de não discutir nenhum assunto do Brasil”, disse.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.