Política

Bolsonaro ataca o STF e fala em ruptura institucional durante motociata em Pernambuco

Jair Bolsonaro afirmou que, caso ministros da Corte não sejam "enquadrados", há possibilidade real de ruptura institucional


04/09/2021

Bolsonaro e o ministro do Turismo, Gilson Machado, na motociata em Pernambuco - (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)

WSCOM com 247

Durante motociata pelo agreste pernambucano, neste sábado (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou novamente o Supremo Tribunal Federal (STF), às vésperas dos atos golpistas do dia 7 de setembro que devem ter como pauta ataques ao tribunal.

Bolsonaro afirmou que, caso ministros da Corte não sejam “enquadrados”, há possibilidade real de ruptura institucional.

“Ruptura essa que eu não quero e nem desejo. E tenho certeza nem o povo brasileiro assim o quer. Mas a responsabilidade cabe a cada poder”, disse Bolsonaro em discurso na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

“Não podemos admitir que um ou dois homens ameacem a nossa democracia ou a nossa liberdade”, afirmou, ao se referir aos ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, seus desafetos no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo ele, caso um de seus ministros tenha “um comportamento fora da Constituição”, o mesmo é repreendido por ele e, na hipótese de reincidência, demitido. “O nosso Supremo Tribunal Federal não pode ser diferente do poder Executivo ou do poder Legislativo”, disse ele. “Aquele poder tem que chamar essa pessoa e enquadrá-la”.

Após a “motociata” de Santa Cruz de Capibaribe e Caruaru, Bolsonaro deve regressar a Brasília, de acordo com auxiliares. A agenda oficial não foi divulgada.

Veja imagens da manifestação:

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //