Política
Bolsonaristas articulam manifestação contra Lula e Moraes na orla de João Pessoa
22/07/2025

Imagem: Reprodução / Web
Jorge Neto / Portal WSCOM
O deputado federal Cabo Gilberto (PL) convocou os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma mobilização nacional, que ocorrerá no próximo dia 3 de agosto, às 16h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. O protesto, intitulado “Fora Lula e Moraes – senão o Brasil vai quebrar”, faz duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
https://publish.twitter.com/?url=https://twitter.com/cabogilberto/status/1947686230004797462
A manifestação na capital paraibana integra um movimento nacional promovido por setores da direita mais alinhados a Bolsonaro. O impulso para os atos, que serão realizados na maioria dos estados brasileiros, é considerado “orgânico”, e tem como foco o “impeachment de Moraes”, visto por manifestantes como “o símbolo maior dos abusos”.
A iniciativa da oposição ocorre em meio a uma série de embates políticos, incluindo recentes medidas judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a crise diplomática gerada por tarifas impostas pelos Estados Unidos. A oposição pretende pressionar o Senado para que analise os pedidos de afastamento do ministro, que é relator de investigações envolvendo Bolsonaro e seus aliados.
Cabo Gilberto tem um papel central na ofensiva. Ele lidera uma subcomissão do PL responsável por organizar mobilizações internas no Congresso e, segundo aliados, busca “dar voz ao Bolsonaro nas ruas”, que foi proibido de usar redes sociais e dar entrevistas. O movimento também defende que o Legislativo aprove o projeto de anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro. O deputado federal trata Bolsonaro como “preso político” e reforça a ideia de que “desistir não é opção”.
Primeira edição
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram no final da tarde do domingo (20), na orla de Tambaú, para protestar contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Supremo Tribunal Federal (STF). Em vídeo divulgado nas redes sociais, os manifestantes usavam as cores verde e amarelo e portavam placas com a frase “Fora Lula”. Cabo Gilberto afirmou que os bolsonaristas paraibanos estavam lutando pela liberdade e contra a “ditadura da toga”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.