Policial

Blogueiro é condenado a 8 anos de prisão por fazer extorsão

CRIME NA NET


17/03/2014



O juiz Edmundo Lúcio da Cruz, da 9ª Vara Criminal da Comarca de Salvador, condenou o blogueiro João Andrade Neto a oito anos e dez meses de prisão, pelo crime de extorsão. Segundo o processo, movido pelo Ministério Público da Bahia, o dono do site Pura Política procurou em 2010 as vítimas Phillip Sampaio Ribeiro, Marival Costa Dias Filho, Francisco José Bastos, Carlos Seabra Suarez, Marcelo Guimarães Pessoa e Marcos Medeiros Guimarães com a alegação de que possuía informações que lhes seriam prejudiciais.

Ainda conforme a ação penal, João Andrade Neto exigiu receber dinheiro para não publicar tais dados em sua página. Também foi condenado Cléber Lins Teixeira, à pena de três anos e seis meses. O magistrado entendeu que a participação de Cléber ocorreu apenas em um crime, além de levar em conta seus bons antecedentes.

O dono do Pura Política foi condenado inicialmente ao regime fechado, enquanto Cléber cumprirá a pena em regime aberto. João Andrade deverá ainda pagar 110 dias-multa, cujo valor dia está fixado em 1/30 (um trigésimo) do maior salário mínimo vigente no ano em que ocorreu o fato, no caso 2010.

Ele terá que arcar também com 75% dos custos do processo. No caso do segundo condenado, haverá pagamento de 10 dias-multa, adotados os mesmos critérios, e pagamento de 25% das custas processuais. No ano passado, João Andrade Neto já havia sido condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto.

Internautas na Paraiba indagam se a possivel existencia de extorsão na Paraiba, como a Justiça paraibana vem se comportando.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //