Política

Blog do WS: Fórum dos Governadores em Salvador discute nesta 2ª, o futuro diante de Bolsonaro


28/07/2019

Governadores do Nordeste se reúnem nesta segunda (29) em Fórum na Bahia. (Arquivo)

O jornalista e analista político, Walter Santos, traz neste domingo (28), em mais uma análise dos bastidores da política paraibana e nacional, um enfoque sobre Fórum dos Governadores do Nordeste, que irá acontecer nesta segunda-feira (29), em Salvador- BA, onde serão tratados temas de interesse da região e será feito o planejamento do Consórcio Nordeste para os próximos 12 meses.

De acordo com WS, o Nordeste tem defendido arduamente a democracia do país e “é deste encontro que o Brasil saberá como o conjunto dos lideres nordestinos se posicionará de agora em diante da truculência do presidente Jair Bolsonaro”.

 

Leia o artigo na íntegra:

 

Fórum dos Governadores do Nordeste abriga alta expectativa sobre futuro das relações com Bolsonaro

 

Ao longo dos últimos anos, os governadores do Nordeste consolidaram uma política de unidade e de consenso em torno das prioridades dos 9 estados e do Estado Democrático de Direito defendendo arduamente a Democracia como bem indispensável, a ponto de conquistar status tão forte que fez a Sudene inexistir politicamente, como existira anos atrás.

 

O Fórum dos Governadores atrai para si, a partir desta segunda-feira, 29, em Salvador, todas as atenções políticas porque é deste encontro que o Brasil saberá como o conjunto dos lideres nordestinos se posicionará de agora em diante da truculência do presidente Jair Bolsonaro.

 

SABEDORIA E FIRMEZA, O DESAFIO

Está na cara que o Fórum cumpre papel importante na defesa de prerrogativas dos governadores e certamente deverá expor com mais clareza um posicionamento solidário, portanto, firme na perspectiva de blindar meios que preservem o conjunto de efeitos de possíveis novos ataques.

 

Como se tratam de governantes experientes, será fundamental a firmeza de posição sem necessariamente abrigar uma política de enfrentamento em nível baixo, como insinua o presidente.

 

Não será novidade, por exemplo, que o Fórum radicalize na construção de um maior diálogo e pacto com o Congresso Nacional, por onde por lá repousam diversas matérias de alta importância para os Estados, bem como precisem recorrer às instâncias jurídicas de força constitucional para barrar os retrocessos defendidos e postos em prática por Bolsonaro.

 

CONSÓRCIO É A SAÍDA

Em tempos de escassez e má educação nas relações institucionais, eis que o Consórcio Nordeste criando pelo Fórum se transformou em base de salvação para muitos problemas nos estados porque, com amparo legal, podem e devem resolver muita coisa.

 

A começar pelo barateamento dos valores dos serviços a serem adquiridos por preços muito mais em conta, além da agilidade processual.

 

Em síntese, os governadores continuam fazendo história com a coerência, capacidade e senso político firme em defesa dos bons costumes e de resultados cobrados pela sociedade do Nordeste, cansada das agressões da elite segregadora beirando o fascismo.

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.