Política
Blog do WS: ascensão de André na Cultura é perigosa e revela nível de Temer
ANÁLISE
16/06/2017
O jornalista e articulista político do WSCOM, Walter Santos, analisou o nome do deputado paraibano André Amaral para o Ministério da Cultura. O nome do parlamentar vem sendo ventilado para a pasta pela imprensa nacional, por contar com o apoio das bancadas peemedebistas de Minas e do Rio. A especulação aumentou hoje após o pedido de demissão do ministro interino.
Walter considera que assumir o ministério pode ser um tiro no pé para o jovem parlamentar que não tem experiência nem formação intelectual profunda o suficiente para dialogar com as várias vertentes da arte e da cultura. Além disso, a nomeação seria “só um arranjo partidário mal elaborado” e que, em caso da busca por apoio à reeleição ao Congresso, distribuir cargos seria inviável pois a pasta “está em fase pré-falimentar”.
A indicação de um político sem experiência na temática, segundo Walter, demonstra também o compromisso do governo Temer para com a área. “Quase zero”, segundo WS.
Confira a publicação:
O Governo Temer deixou espraiar aos quatro cantos que pode nomear para o Ministério da Cultura o deputado federal paraibano André Amaral Filho (PMDB-PB), jovem parlamentar sem experiência na área, portanto, sem nenhuma vinculação com o segmento.
A possibilidade de isto vir a se concretizar é real da mesma forma que a notícia repercute mal nos vários níveis porque, na essência, a nomeação simboliza somente é só um arranjo partidário mal elaborado – isto para buscar manter o presidente no troca-troca de cargos sem apontar qualquer zelo real com a cultura brasileira.
O RISCO E A DECADÊNCIA DO MINISTÉRIO
O deputado André Amaral Filho tem sido estimulado a avançar no propósito de assumir o ministério, mas, em tempo, vale a pena refletir se conviver com a possibilidade do ridículo é a melhor alternativa na sua trajetória.
Falta muito, sobretudo formação intelectual de densidade para ele dialogar com as várias vertentes das artes e da cultura, algo que sua pouca idade não lhe oferece condições.
Se pensa em cargos para distribuir de olho na reeleição, saiba tanto quanto necessário que é impossível de apresentar resultados nesse tamanho porque a pasta está em fase pré-falimentar.
Na essência, o jovem deputado precisa dimensionar o alto risco desta empreitada que bem explicita o nível de compromisso do governo Temer com uma das mais importantes áreas de políticas fundamentais.
É quase zero, por assim dizer.
SE CONSELHO FOSSE BOM…
Se quer prestar serviço ao governo, busque adequar sua ambição com seu tamanho e idade, do tipo secretaria nacional da Juventude com status de ministério ou coisa parecida, mas não ouse permitir-se cair no anedotário nacional.
Trocando em miúdos, cada um dá o que tem – Temer, o deputado e nós estamos fazendo exatamente a aplicação desta sabedoria do bairro da Torre.
UMAS & OUTRAS
…Há um zum-zum-zum bobo, mas ferino, de setores da mídia paraibana porque não foram convidados para a solenidade do voo internacional da Argentina. Como a Gol não poderia lotar todo o voo com convidados, o Governo fez algumas escolhas por critérios próprios não revelados e ponto. Mas trabalhar, minha gente.
…A hipótese de Lindolfo Pires disputar a Câmara Federal pegou fogo.
…É dor muito doída conviver com a partida precoce de Léo Abrantes.
…O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Vinícius, ainda nos Estados Unidos nesta fase de recesso.
…Reconheça-se a performance proativa e de resultados da gestora Ruth Avelino à frente da PBTUR. Quem esteve em Buenos Aires ouviu elogios públicos ao seu desempenho. Mérito.
…Mofi candidato a Federal é possibilidade de êxito particular pouco importando o conteúdo do que defende.
…A organização do Maior São João do Mundo se mantém elevada. Só que a essência do conteúdo e vínculo cultural caiu muito de cotação com conceitual.
ÚLTIMA
Se vierem de Gardel, Jackson, Sivuca e Elba vão ensinar como se dança Forró
O link para a publicação no blog pode ser acessado clicando aqui
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.