Política

Blog do WS analisa cenário político para 2018 a partir de pré-candidatos

ELEIÇÕES 2018


20/10/2017



O Blog do Walter Santos analisa, nesta sexta-feira (20), o cenário atual da política paraibana visando a corrida eleitoral de 2018. Ele explica o tabuleiro político a partir da projeção dos pré-candidatos que se apresentam até o momento.

Confira a análise do jornalista:

'O Flagrante atual da Sucessão para 2018 e o jogo de cada um dos pré-candidatos

No tabuleiro político – partidário do Estado da Paraíba o eleitor vai ter que se contentar com os 4 nomes apresentados até agora para o Governo do Estado: João Azevedo, José Maranhão, Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues. Até o final do processo, arriscamos afirmar que não haverá outro nome além desses enumerados por ordem alfabética.

Para entender bem a projeção política, leve – se em conta alguns aspectos básicos sobre quem é Governo, Oposição ou outra modalidade do tipo Independente.

Neste cenário, há que se admitir João Azevedo como nome definido pelo governador Ricardo Coutinho à sua sucessão. É prego batido, ponta virada com tudo o que ele conduz consigo. Azevedo corre contra o relógio para ser conhecido e emplacar com chances unindo a força do Governo e sua condição técnica de resultados sem mácula.

O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO

A dados de hoje, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, é quem granjeia a aura de Oposição ao Governo RC pelas atitudes e discursos duros contra a estrutura governista.

Surfa ainda nos índices de aprovação da gestão e tenta espraiar seu nome no Interior se revezando em regiões diferentes buscando ampliar sua viabilidade.

Luciano, se comparado a 2010 quando o então prefeito da Capital Ricardo Coutinho foi candidato a governador, não reproduz a tática eficiente de RC de ter tido Cassio Cunha Lima lhe apresentando por todo o Interior. E isto faz diferença porque nem Cássio nem Maranhão se dispõe a isso.

Aliás, ele precisa saber mais do que dizem dele os dois senadores no reservado pelo que definem como acertos não concretizados e postura de consistência nas relações. Além do mais não entendem, por exemplo, como ele se ausenta pessoalmente das articulações para obter Emendas Orçamentárias. Só não está pior, entendem, porque o vice Manoel Junior atua bem em Brasilia.

ROMERO TOPA SER

O descompasso entre LC e os dois senadores faz o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, resolver cair em campo para dizer que o PSDB tem opção em torno dele para disputar o Governo.

Romero tem personalidade e julga ter uma gestão com resultados capaz de lhe auferir dividendos daí estar tentando consolidar seu projeto de pré – candidatura.

Só que até chegar ao patamar de candidato ainda vai precisar suar mais ainda.

O PROJETO MARANHÃO

O senador nao é pré – candidato à toa. Se convenceu que, com a fragilidade da expansão de imagem de seus três competidores, tem condições de se consolidar como candidato de perfil consistente até 2018 por ser mais conhecido e, mesmo tendo tanto tempo de política, está entre os Ficha Limpa.

Maranhão sabe que precisará enfrentar o desgaste de apoiar o Governo Temer e suas consequências – como o furor do PT e Cia mas sabe que disputa o segundo turno e nessa condição terá o apoio do governador ou de Cassio. E isso vitamina suas projeções.

Em síntese, é desse contexto que os meninos da Torrelandia dizem que Maranhão é muito sabido para não dar murro em ponta de faca.

UMAS & OUTRAS

…O líder do Governo Temer, Aguinaldo Ribeiro, está tendo agenda maluca. Veio a João Pessoa na sexta de manhã já tendo de voltar à noite.

…Quem o assessora garante que o volume de demandas é enlouquecedor. Seu Celular precisa de baterias reforçadas. E o coração também.

…Aliás, é muito ruim a relação dele com Wellington Roberto. Quando se olham nos segundos, sai faísca de destruição.

…O médico Arnaldo Medeiros, o mesmo superintendente do HU, é o novo diretor nacional do EBSERH. É fruto do prestígio dele e da reitora Margareth Diniz.

…Aliás, a Reitora se submeteu à cirurgia oftalmológica.

…Informações advindas da ponte aérea Salvador – São Paulo indicam que a Pro – Reitora da UFPB, professora Doutora Ariane Sá, declinou da reeleição no COGRAD – espécie de instância máxima dos pró – reitores de Graduação. Faz parte da lista dos não-carreiristas mesmo sendo gestora de alto nivel. Em Brasília, dizem que desfruta de alto prestígio. Então tem futuro.

…É maravilhoso saber que a intérprete Natália Bellar arrasou em nova fase do THE VOICE. Estamos todos na torcida e no respeito à sua performance. Parece ser da Torrelandia.

ÚLTIMA

"Dos sonhos/ eu sou o amor…"'



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //