Saúde

Blog do Walter Santos analisa detalhes dos números de Pesquisas para o Governo

ELEIÇÕES 2018


29/12/2017



O jornalista Walter Santos analisa nesta sexta-feira (29) as recentes pesquisas para o Governo do Estado reveladas neste fim de ano. Nos números, o blogueiro vê dados conflitantes e surpreendentes na disputa de 2018, que promete ser acirrada.

Leia:

O Extrato das novas pesquisas: os números expondo tendências e cenários conflitantes

O ano de 2017 termina com o bombardeio de pesquisas de opinião pública apresentando números para cenários e resultados diferentes a partir da Capital e o Seridó apontando Luciano Cartaxo (41%) disparado em João Pessoa tendo Maranhão em segundo (10.2%), enquanto João Azevedo se apresenta favorito em 12 municípios no Seridó, região do Interior.

Nesta sexta-feira nova pesquisa em Campina Grande, mostra que Romero Rodrigues lidera disparado a preferência com 42,4% pontos percentuais, enquanto Luciano Cartaxo aparece com 7,9% empatado com José Maranhão também com 7,9%. João Azevedo aparece com 1,3% e Ligia Feliciano com 4,5%.

São dois institutos diferentes, o 6Sigma e Ipses, certamente com metodologias próprias, mas com dados conflitantes e até surpreendentes.

CASOS E CASOS

Em João Pessoa, chamou a atenção os índices de João Azevedo (3,8%) abaixo de Ligia Feliciano (5.5%) tendo empate técnico com Romero Rodrigues (3.5%) e a performance do senador Cássio melhor do que Maranhão na Capital.

São dados, no mínimo estranhos, porque Azevedo faz tempo não é estranho ou desconhecido na Capital, além do mais por que tendo tanta e vasta exposição não se apresenta com melhores índices?

No Interior, segundo o Ipses, há cidades como Passagem e Santo André onde Azevedo aparece com 18% das intenções de voto quando Luciano sequer é citado. No Seridó, JA anda mais consistente e favorito do que LC. Nesta região, os dois perdem para Maranhão.

SÍNTESE

Os dados de João Pessoa apontam Luciano como forte candidato e/ou favorito já aparecendo em Campina, que revela a liderança indiscutível de Romero Rodrigues.

Mas, no contraponto da Capital e CG, pelos dados do Interior João Azevedo se consolida no páreo e na disputa.

Entretanto, os dados mostram que aliança de Luciano e Romero faz processo já dispor de Favorito no processo, mesmo que Maranhão seja o elemento desequilibrador.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //