Política

Blog de WS: o que afeta sucessão com Impeachment e na Capital

CONJUNTURA


31/08/2016



O esperado afastamento da presidenta Dilma Rousseff do mandato por 61 votos a 20 consolida uma nova fase na vida institucional e política do Brasil com a ascensão definitiva do vice-presidente Michel Temer.

Este fato histórico tem desdobramentos imediatos na Paraiba: os senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão, bem como Raimundo Lira, passam a ser os “comandantes” da estrutura Federal no Estado.

UNIÃO CONTRA RICARDO

À exceção de Raimundo Lira, o novo contexto leva Maranhão e Cássio a serem os “manda chuvas” da Paraiba já nomeando tudo o que é de cargos, portanto, eles serão cabos eleitorais da Situação Temer na sucessão municipal.

O que o Impeachment corrobora e fecha questão é que unindo os interesses nacionais e municipais, os dois lideres ao lado de Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues querem e trabalham nessa direção de querer derrotar o governador Ricardo Coutinho nas eleições em curso.

Cássio e Maranhão mais Luciano Cartaxo, Aguinaldo Ribeiro, etc querem, repito, derrotar RC.

EFEITOS NA CAPITAL, POR EXEMPLO

A partir de agora, o senador Cássio vai pedir licença e, de forma consequente, participará da eleiçao municipal, em particular na capital paraibana.

É muito importante acompanhar e atestar a reação popular, que não só da militancia em favor de Luciano, na convivencia com Cássio – agora super poderoso do Governo Federal em nome de Temer.

Esta mesma reação será importante conhecer na relação com o senador Maranhão.

REPERCUSSÃO A CURTO PRAZO

Este novo cenário nacional pode (ou não) ser o Fato Novo de que a eleição precisava para dar rumo definitivo ao processo eleitoral no Estado, em especial em João Pessoa e Campina.

Em tese, o componente estrutural favorece o prefeito, resta saber do ponto-de-vista conceitual.

QUANDO RICARDO…

Como é consensual o acordão para derrotar o governador, na forma inversa será indispensavel entender como a sociedade vai encarar todo esse aparato de Poder contra o Lider socialista.

Sessenta por cento dos eleitores não sabem ainda que RC apoiar Cida. E se souber, qual a reação.

O fato é que a sucessão municipal de João Pessoa e do Estado passa por Ricardo Vieira Coutinho.

Em sintese: Ricardo é o divisor de águas.

ULTIMA

“O que tiver de ser, será…”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //