Política

Blog de Walter Santos explica nova realidade pós Impeachment e efeitos na PB

CONJUNTURA


11/05/2016



O novo texto do Blog do Walter Santos analisa a posição de senadores paraibanos no processo de impeachment em votação realizada nesta quarta-feira (11), no plenário do Senado Federal. Também é comentado o início do governo Michel Temer e a posição do governador Ricardo Coutinho pós afastamento de Dilma.

Confira o texto:

A consolidação do Impeachment, a Paraíba e as consequências reais

Os três senadores da Paraiba, Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lima, ratificam no processo em andamento na Casa o afastamento da presidenta Dilma Rousseff nesta data, sem que haja, concretamente, Crime de Responsabilidade para tamanha decisão de consequências históricas irreparáveis. Não imaginam as diversas classes sociais o significado das medidas em curso, certamente a afetar setores ligados aos movimentos organizados. Pelo tom do "novo" Governo vai haver endurecimento policial e político podendo gerar mais enfrentamentos nas ruas.

Na prática, o PMDB e a Oposição assumem o Poder, sem voto popular mas com respaldo de instâncias Institucionais, entre elas o STF, que a tudo acompanha sem impedir excessos e vícios processuais registrados ao longo das semanas.

O VOTO DA PARAÍBA

Cada um dos senadores que busque sua motivação pessoal para justificar seu voto pelo Impeachment levando, como desdobramento, a um Acórdão entre os três para a disputa eleitoral deste ano e de 2018.

Como já foi dito, Cássio vota contra Dilma porque ele sempre se posicionou, mesmo antes da eleição de Outubro de 2014 na condição de feroz adversário do Governo Petista.

Na prática, ele representa o anti-petismo existente entre setores da Classe Média para cima, ou seja, a ira com o saldo social do Petismo.

José Maranhão vota por espaldar decisão do PMDB nacional, embora tenha usufruído todo o tempo, antes e depois de Lula, do apoio e solidariedade nas horas de que mais precisava.

Agora, se une ao PSDB para tirar Dilma do Poder – ainda exposto inexistir Crime cometido pela Presidenta.

Raimundo Lira acompanha o mesmo posicionamento partidário até por comungar com ideário de Centro Direita em curso.

POSIÇÃO DE RICARDO

A nova cena exibe ainda o governador Ricardo Coutinho se mantendo na linha contra o Golpe, mas advertido de que reagirá em vaso de retaliações do Governo Temer em face das futuras recomendações e influências de Maranhão e Cassio.

O governador se manteve coerente composição distinta, do lado da legalidade e dos setores progressistas.

CONSEQUÊNCIAS

Os nomes e ações projetadas pelo vice-presidente Michel Temer expõem um Governo conservador e decidido a mudar as Políticas estruturais colocadas em uso pelo Governo Dilma / Lula devendo afetar conquistas sociais importantes.

A linha do futuro Ministério da Justiça diz muito sobre isso quando trata as manifestações de ruas, como as de ontem, como atos subversivos – na ótica exata do que conservadores empregaram em 1964 contra os movimentos populares.

Há um cenário prévio de retrocessos levando o País a um nível de enfrentamento perigoso e irrecuperável.

Esta é a dura realidade posta.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //