Política
Blog de Walter Santos avalia posição de RC de defender Lula na sucessão da PB
ANÁLISE
18/01/2018
O jornalista e analista política Walter Santos comenta, nesta quinta-feira (19), o reiterado apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mais um ato emblemático, Ricardo assinou manigesto pela elegibilidade de Lula.
Para o blogueiro, "Ricardo será na sucessão 2018 da Paraíba o único Líder grudado nos efeitos de Lula com seu candidato João Azevedo".
Leia:
'Defesa da elegibilidade de Lula faz Ricardo criar Contraponto na Paraíba diante dos demais lideres
Embora a sucessão para o Governo do Estado em 2018 tenha maior e mais forte apelo pelas questões internas da Gestão na Paraíba, certamente é pertinente e indispensável levar em conta também que o fator Nacional, da disputa pela Presidência da República especificamente, terá forte efeito na disputa estadual.
'Dentro deste contexto e do histórico de posicionamento nacional assumido pelas principais lideranças, há de se levar em conta que a nova decisão do governador Ricardo Coutinho de assinar Manifesto "Eleição sem Lula é Fraude" o coloca em posição diferenciada e única.
O QUE ACONTECEU
Ricardo Coutinho esteve subscrevendo ontem ao lado do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), além dos ex-governadores petistas do Rio Grande do Sul Tarso Genro e Olívio Dutra, o Manifesto que fortalece ainda mais o apoio para que o ex-presidente seja candidato na eleição presidencial deste ano.
A lista se aproxima das 200 mil assinaturas e está no topo das 1% em números de signatários da plataforma.
COMPARANDO COM OS DEMAIS
Ricardo será na sucessão 2018 da Paraíba o único Líder grudado nos efeitos de Lula com seu candidato João Azevedo, enquanto os senadores Cássio Cunha Lima vão assumir candidaturas do PSDB (Geraldo Alckmin) e do MDB (ainda indefinido) com toda a repercussão do Golpe de Dilma para cá até a ascensão de Michel Temer e seus problemas.
Os dois são avalistas de todo o saldo em curso e vão responder por eles com efeitos populares muito além do que imaginam.
LUCIANO E ROMERO
Há movimento silencioso indicando que Romero Rodrigues deve deixar o PSDB temendo os muitos desgastes e Luciano busca conviver num bambolê tentado correr de problemas com os aliados do PSDB e PMDB e por ter deixado o PT na hora difícil, mesmo tendo sido eleito por ele.
No último caso, levando em conta a influência nacional resta saber o tamanho deste posicionamento de LC tanto nos centros urbanos e na zona rural, onde Lula é forte.
Em todos os cenários, só Ricardo terá o aval de Lula na Paraíba e isto fará diferença, menos por desejo ou torcida, mas pela demarcação de terreno politico e ideológico.'
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.