Paraíba

Bancos paralisam na Capital e reivindicam segurança

Insegurança

18/04/2013


Quem precisar dos serviços das agências do Bradesco, na avenida Cruz das Armas e do HSBC, da Avenida Epitácio Pessoa, ambas em João Pessoa terão uma surpresa. É que nenhuma das duas funcionará nesta quinta-feira, 18. Enquanto isso, a agência do Itaú, da avenida Duque de Caxias, também na Capital, fechará às portas a partir das 12h.

De acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba, o ato integrado o Dia Nacional de Mobilização da CUT, que tem na pauta questões trabalhistas e a falta de segurança nas agências da Capital.

A maior questão, de acordo com o sindicato, é em relação a segurança de funcionários e clientes. De acordo com levantamento da entidade, somente este ano foram registrados no Estado da Paraíba 41 ações de bandidos, sendo 15 explosões (6 no Banco do Brasil, 2 na CEF e 7 no Bradesco), nove arrombamentos (3 no Banco do Brasil, 1 no Bradesco, 1 no Itaú, 1 no HSBC e 3 no Santander), oito assaltos (4 no Bradesco, 2 no Banco do Brasil, um no Santander e um na CEF), sete tentativas de arrombamento/explosão (3 no Banco do Brasil, 2 no Bradesco e 2 no Santander) e duas saidinha de banco (1 no Bradesco e 1 na Caixa).

Das agências que serão paralisadas hoje o Bradesco não tem portas de segurança de segurança com detector de metais, o que facilita o acesso de criminosos. Hoje também é dia nacional de luta dos funcionários do Itaú e HSBC que reivindicam o fim das demissões, das cobranças de metas abusivas e do assédio moral.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB), Marcos Henriques, declarou que “hoje os bancários irão expressar o repúdio a esses bancos que demitem e assediam seus trabalhadores, enquanto que o lucro é cada vez maior. Escolhemos hoje por ser também um dia de luta de toda a classe trabalhadora, afinal de contas, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, mais investimentos em saúde e educação são bandeiras que a classe trabalhadora espera desse governo”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.