Política

Bancada define transposição, combate a seca e infraestrutura como metas para PB

Primeira reunião


04/02/2015

A nova bancada parlamentar da Paraíba no Congresso Nacional realizou a primeira reunião desta legislatura, na tarde desta quarta-feira (4), em Brasília. Na ocasião, senadores e deputados definiram objetivos a serem defendidos em conjunto nas comissões e plenários das respectivas asas, bem como em audiências com representantes do poder executivo.

Os parlamentares deverão direcionar esforços para dar celeridade à conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Para tanto, devem marcar audiência com o ministro da integração, Gilberto Occhi. Outras ações para suavizar o impacto da seca foram discutidas, tais como a retomada dos trabalhos dos caminhões pipa e a possível instalação de barragens.

Quanto a obras infraestruturantes, os parlamentares concordaram em lutar pela duplicação da BR-230, pleito assumido como bandeira de mandato do senador Raimundo Lira. Também concordaram em reforçar o pleito de modernização do Porto de Cabedelo, juntamente com a viabilização do porto de águas profundas.

"São projetos de logística eficiente que vão garantir maior competitividade ao nosso estado", afirmou o deputado Hugo Motta.

Outro ponto debatido foi a necessidade de agilizar a revitalização da Barreira do Cabo Branco, ameaçada pela problemática da erosão da falésia.

Um dos pontos de consenso foi a recuperação do trabalho da Companhia Nacional de Abastecimento na Paraíba (Conab) junto ao sertão. Agricultores tem se prejudicado com a retirada de pólos de atuação da Conab e a súbita elevação do preço da saca de milho devido a falta de subsídios. O aumento deve ter impacto direto no orçamento de, pelo menos, 25 mil pequenos produtores paraibanos.

"Há uma disposição em desempenhar ações conjuntas da bancada em benefício das grandes questões da Paraíba, principalmente no que se refere às questões hídricas. O espírito é de trabalho conjunto, independente de filiações partidárias, para contemplarmos mais possibilidades pelo consenso," avaliou Raimundo Lira.

Compareceram os senadores Raimundo Lira (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB); os deputados federais Veneziano Vital do Rêgo, Hugo Motta (PMDB), Luiz Couto (PT), Wilson Filho (PTB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Rômulo Gouveia (PSD), Efraim Filho (DEM), Dr. Damião (PDT) e Benjamin Maranhão (SD). Também estiveram presentes os deputados estaduais Raniery Paulino e Gervazio Maia (PMDB).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //