Policial

Balanço de Operação: PRF registra queda 9,46 nos casos de mortes

Durante 30 dias


09/07/2014

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba encerrou às 23h59 desta segunda-feira, 7, a “Operação Festas Juninas 2014”. A operação, deflagrada no dia 6 de junho, teve duração de 31 dias corridos e apresentou queda nos indicadores operacionais de acidentes, feridos e mortos.

A operação, que coincidiu com parte do período de realização da Copa do Mundo FIFA 2014, teve o objetivo de garantir aos usuários das rodovias federais, segurança, conforto e fluidez do trânsito. O reforço na fiscalização foi concentrado na região de Campina Grande e no Sertão Paraibano.

A PRF priorizou ações preventivas para redução da violência do trânsito. O combate à embriagues ao volante, ao excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas e ao transporte irregular de crianças e demais passageiros nortearam as ações das equipes em todas as onze Unidades Operacionais – UOPs da PRF na Paraíba.

Ao final da operação, foi verificada a redução em três dos principais indicadores operacionais da instituição.

Em números absolutos, a PRF atendeu 334 (388 em 2013) acidentes que resultaram em 178 (225 em 2013) feridos e 12 mortos, mesmo número do ano passado.

A Operação Festas Juninas de 2013 teve duração de 30 dias, enquanto a Operação em 2014 teve duração de 31 dias. Considerando a diferença entre os períodos e a evolução da frota veicular nacional, que apresentou aumento de 6,86% entre os dois períodos analisados, o resultado apurado foi de redução nos indicadores operacionais conforme tabela abaixo.

Falta de atenção ainda é a principal causa de acidentes

A falta de atenção foi a principal causa dos acidentes de trânsito atendidos pela PRF, seguida pela falta da distância de segurança, ingestão de álcool e velocidade incompatível. Essas quatro causas foram responsáveis por 61% dos acidentes.


Fiscalizar para prevenir

Durante os 31 dias da operação, 13,6 mil pessoas e veículos foram fiscalizados, 2.988 condutores foram multados, 2.158 testes de etilômetro foram realizados, 111 pessoas foram autuadas e 18 foram presas pela mistura álcool e direção. Outras 31 pessoas foram detidas por crimes diversos.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.