Internacional

Avião deixa Egito com 48 repatriados da Faixa de Gaza rumo ao Brasil


10/12/2023

Tel Aviv, Israel – Brasileiros em Israel se preparam para serem repatriados em avião da FAB que chegou a Tel Aviv. Foto: X/Ministério das Relações Exteriores

Brasil 247

Decolou há pouco do Cairo, no Egito, às 19h03 (14h03 no horário de Brasília), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira com um grupo de 48 repatriados da Faixa de Gaza. A previsão de chegada à Base Aérea de Brasília é às 3h20 da madrugada desta segunda-feira (11/12).

Desde o início do conflito no Oriente Médio, a FAB repatriou 1.525 passageiros e 53 animais domésticos em 11 voos, utilizando três tipos diferentes de aeronaves. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde participaram da logística, servindo mais de três mil refeições durante mais de 330 horas de voo, sobrevoando 16 países.

A operação teve início quando o grupo cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito pelo portão de Rafah, no sábado (9). Recepcionados pela equipe da embaixada brasileira no Egito, foram transportados para o Cairo, onde descansaram, foram alimentados e avaliados por profissionais de saúde antes do deslocamento para o aeroporto neste domingo (10).

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 24 brasileiros, incluindo sete brasileiro-palestinos, tiveram a saída negada pelas autoridades israelenses. Entre os evacuados, está uma jovem de 22 anos, filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.

“Agradeço ao governo do Brasil pelos esforços. Sinceramente, o que a embaixada forneceu não é fornecido por nenhuma no mundo. Que Deus os abençoe e obrigado”, afirmou Marwan Abusaada, cuja esposa e duas filhas estavam entre os evacuados, enquanto ele e outro filho aguardam nova chance em Rafah.

Uma segunda frente da Operação Voltando em Paz foi iniciada no sábado, com um KC-390 da Embraer decolando da Base Aérea do Rio de Janeiro com 11 toneladas de alimentos não perecíveis. Prevê-se que a carga chegue à cidade próxima à fronteira com Gaza na manhã de terça-feira (12), coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Esta é a terceira missão humanitária do Brasil para a região. Em outubro, um VC-2 transportou equipamentos de filtragem de água e kits de saúde, enquanto em novembro, outro VC-2 levou 1,5 toneladas de alimentos do MST. Ambas as missões visam aliviar a difícil situação humanitária na Faixa de Gaza, onde o acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //