Política

Autoridades políticas e amigos lamentam a morte de Júlio Rafael

Comoção


03/06/2013

A notícia da morte cerebral do superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, neste domingo (2), pegou de surpresa vários amigos, colegas de partido, correligionários, políticos e autoridades do Estado. O economista estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 17 de abril para tratamento de câncer de pulmão que foi diagnosticado após ele passar mal durante um evento do Sistema Sebrae, na Capital paulista.

Pelo Facebook, o governador Ricardo Coutinho (PSB) lamentou a morte de Júlio Rafael. “Perdemos um parceiro: Júlio Rafael. Lutamos, discordamos, construímos, convergimos juntos, por quase três décadas. Força e luz para Ana Adelaide (esposa)”, disse.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), também utilizou a sua conta na mídia social on-line Facebook para comentar sobre o falecimento do superintendente do Sebrae PB. “Lamento o momento de muita tristeza da família do companheiro Júlio Rafael. Militante histórico do PT com quem tive a oportunidade de integrar a bancada do PT na Câmara Municipal de João Pessoa. Com Júlio Rafael, militei por quase 20 anos no mesmo partido. Que Deus dê muita força e fé para a esposa Ana Adelaide, com quem conversei hoje, e toda família”.

Outros companheiros históricos do Partido dos Trabalhadores também expuseram a tristeza pela morte de Júlio Rafael. O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, postou uma foto de uma reunião antiga com integrantes do PT, com Júlio Rafael presente entre eles e lamentou: “Quantas reuniões ainda faremos sem a presença de Júlio Rafael?”.

O deputado estadual Anísio Maia (PT) também deixou a sua nota de solidariedade à família de Júlio Rafael. “É com grande pesar que registramos nossos votos de consolo a todos que partilhavam da vida com o companheiro Júlio Rafael (…) Dirigente petista, superintendente do Sebrae e ex-vereador da Capital, não poderíamos esperar de Júlio outra atitude senão o combate à doença e à tristeza que vem com ela. Deixa, assim, mais um exemplo para seus companheiros de militância, colegas de trabalho, família e amigos, no que aproveitamos para renovar nossa esperança em seus ideais de justiça social e solidariedade”, disse.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) também utilizou as redes sociais para externar o seu pesar com a morte de Júlio Rafael, um “amigo de toda uma vida”. “Júlio sempre foi um homem correto, ético, decente, irreverente, combativo e humano (…) Deixo aqui toda a minha solidariedade para todos os familiares de Júlio”, destacou o senador paraibano através do seu perfil no twitter.

O deputado Hervázio Bezerra (PSDB) também lamentou a morte do ex-colega de Câmara Municipal de João Pessoa. “De forma muito verdadeira hoje é um dia muito triste na minha vida. Perdi um grande amigo. A Paraíba perde um grande talento, que demonstrou isso durante o período que dirigiu o Sebrae do nosso Estado. Vai em paz amigo Júlio, ficamos aqui relembrando os bons momentos de nossa convivência na Câmara Municipal de João Pessoa, onde se destacou como um dos mais brilhantes parlamentares da história política daquela casa”.

Júlio Rafael

Júlio Rafael, 58 anos, nasceu em Campina Grande, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003); além de vereador de João Pessoa (PB) no mandato janeiro de 1997 a dezembro de 2000.

Foi eleito superintendente do Sebrae Paraíba em 2007 para um mandato de dois anos e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e ele se candidatou novamente, se elegendo para o quadriênio de 2011-2014.

Durante suas gestões, o Sebrae ampliou fortemente sua atuação para atender os empreendedores individuais, uma nova categoria que permitiu cidadania empresarial para mais de 40 micro negócios informais na Paraíba. Júlio defendia amplamente a regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que afirmava ser “uma legislação extraordinária, capaz de ampliar o papel da micro e pequena empresa na geração de trabalho e renda em nosso estado”.

Júlio Rafael tinha 58 anos, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003); além de vereador de João Pessoa (PB) no mandato janeiro de 1997 a dezembro de 2000.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.