Paraíba

Aumenta procura por certificados de proficiência em inglês e espanhol

INGLÊS E ESPANHOL


16/10/2017



Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, exigente e globalizado, tem aumentado a procura por certificados de proficiência em inglês e espanhol. A busca por uma maior qualificação profissional e comprovação do nível do idioma, tem movimentado as escolas de idiomas. Entre os certificados mais procurados para incrementar o currículo estão os da Universidade de Cambridge (FCE, CAE e CPE), TOEFL, IELTS, TEAP e DELE.

De acordo com a 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho, que entrevistou mais de 13 mil pessoas, falar fluentemente inglês pode elevar em até 61% o salário de um profissional, em comparação a um funcionário que não é bilíngue.

Para Gustavo Sousa, diretor do CNA Ruy Carneiro, um certificado de proficiência em alguma língua estrangeira é, sem dúvida, um diferencial. "Hoje, mesmo morando em João Pessoa, os profissionais precisam se comunicar com pessoas de várias regiões do mundo para fechar um negócio, comprar um produto, ter acesso a um conteúdo acadêmico que não foi traduzido para o português, fazer uma seleção de mestrado ou doutorado. Além disso, as empresas procuram funcionários com qualidades reconhecidas. Se tem dois candidatos com a mesma experiência técnica, mas apenas um com o certificado, claro que ele sai na frente", afirma.

A escolha dos exames depende do objetivo do certificado que a pessoa precisa. Nem todos são focados no mercado de trabalho. O TOEFL, por exemplo, é voltado especificamente para entrar em universidades norte-americanas e é mais procurado por jovens que querem estudar fora, já o TOEIC é mais focado no mercado de trabalho. Ambos são concedidos pela mesma instituição, a americana ETS.

Para cada idioma, há um teste específico que prova que o estrangeiro é capaz de se comunicar e qual o seu nível de conhecimento. Os exames de proficiência, normalmente, exigem do candidato quatro habilidades: leitura, escrita, gramática e expressão oral. Para isso, é necessário ter estudado o idioma por alguns anos e treinar especificamente para o exame.

Algumas escolas de idiomas são centros aplicadores dos exames no Brasil e, geralmente, oferecem cursos preparatórios para quem vai se submeter aos testes.

Em João Pessoa, o CNA Ruy Carneiro, é a única escola do estado credenciada a aplicar os principais exames de proficiência das duas línguas mais procuradas: inglês e espanhol; como os da Universidade de Cambridge (FCE, CAE e CPE), TOEFL, TEAP e DELE.

"Muitos estudantes e profissionais nos procuram para se preparar para os exames de proficiência. São pessoas com diversos interesses, mas todos querem ter um diferencial no currículo, estudar fora, participar de uma seleção de mestrado, doutorado ou do programa Ciência sem Fronteiras", comenta o diretor da escola de idiomas.

Conheça os exames mais solicitados:

– IELTS (International English Language Testing System): destina-se a pessoas que precisam demonstrar seu nível de conhecimento de inglês para fins específicos, sendo reconhecido por universidades nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, entre outros países, além de ser muito bem aceito para fins profissionais. Não tem data de validade.

– Cambridge: os testes são gradativos, avaliando diversos níveis de inglês. Os principais são intermediário superior (FCE), avançado (CAE) e proficiência (CPE). É voltado para quem pretende estudar no Reino Unido. Porém, é bem aceito em todos os lugares devido a sua credibilidade. Os exames não possuem data de validade.

– TOEFL (Test of English as a Foreign Language): mais geral do que o Toeic, avalia o conhecimento de quem quer ingressar especialmente em universidades norte-americanas. O prazo de validade é de dois anos.

– DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera): é o certificado oficial do Ministério da Educação, Cultura e Esporte Espanhol e do Instituto Cervantes. Utilizado para pedido de bolsas de estudo e ingresso em universidades. Atesta três níveis de aprendizado: básico, intermediário e avançado.

– TEAP (Test of English for Academic Purposes): é o exame de proficiência em inglês mais utilizado no contexto da pós-graduação brasileira por se tratar de um exame de alcance nacional e internacional que contempla a habilidade mais utilizada em um curso de pós-graduação: a leitura.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //