Paraíba

Aulas municipais começam nesta quarta-feira, 6

Aulas


03/02/2013

 Nesta quarta-feira, 6, começam o ano letivo da rede municipal de ensino, incluindo os centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Para receber os alunos, a Prefeitura de João Pessoa preparou 95, sendo 13 em tempo integral, e 47 Creis. No primeiro ano da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, o destaque será para a educação infantil.

Foi anunciado pelo gestor municipal a construção de 11 novos Creis, em um investimento de R$ 12 milhões, entre recursos próprios e verbas do Governo Federal. Para este primeiro semestre de 2013, quatro creches que eram do Estado e foram municipalizadas já estarão em funcionamento.

No caso do ensino fundamental, o secretário da Secretaria de Educação, Luíz de Sousa Junior, explicou que o objetivo para os próximos quatro anos é ver a cidade de João Pessoa entre as 10 capitais com o melhor ensino público do país. “Nós queremos ousar. Para as séries iniciais queremos atingir no Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a média de 6,3, atingindo com isso o padrão internacional. Para as séries finais queremos chegar a uma média de 5,4”, disse.

Infraestrutura

Ainda para este ano, a PMJP pretende reformar ou reconstruir cinco escolas para o formato padrão, compostas por dois pavimentos com 10 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, banheiros, administração, diretoria, sala de professores e secretaria, além de ginásio de esportes com toda a infraestrutura de vestuários, banheiros e arquibancadas.

No mês de janeiro, o secretário Luíz Junior iniciou uma força-tarefa de manutenção em 50 escolas municipais.

Fardamento

Todo o fardamento escolar já foi licitado por meio de pregão eletrônico, através do portal do Banco do Brasil. “É muito provável que nós adquiramos produtos mais barato e de melhor qualidade do que o do ano anterior por conta desse novo modelo de licitação”, esclareceu o secretário.

A merenda também já está com a licitação feita. A novidade para este ano é que as merendas serão escolarizadas, ou seja, as escolas voltarão a contratar diretamente a merenda escolar, o que irá gerar um menor desperdício. Mas os Creis, que servem cinco refeições diárias para as crianças, ficarão sobre responsabilidade da própria Sedec.

O prêmio ‘Escola Nota 10’ também terá novidades. As provas agora terão o mesmo modelo das provas aplicadas pela ‘Prova Brasil’ do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Iremos trabalhar na perspectiva de uma avaliação diagnóstica de modo a que nos ajudam a melhorar o desempenho no Ideb”, concluiu Luíz Junior.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //