Notícias

“Atuaremos lá até que tudo esteja resolvido”, bombeiros Paraibanos chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas buscas e salvamentos


11/05/2024

Foto: Secom-PB

Redação WSCOM



O Corpo de Bombeiros da Paraíba enviou 18 militares – 17 homens e uma mulher – e dois cães de busca para auxiliar nas enchentes do Rio Grande do Sul.  O grupo viajou por cinco dias e chegou na madrugada deste sábado (11) nas terra gaúchas, e junto de outros bombeiros do Brasil irão auxiliar nos resgates e nas buscas por desaparecidos mortos ou vivos.

Em entrevista ao Arapuan Verdade, na última segunda-feira (6) o Coronel Vieira, coordenador da operação, disse que o grupo foi acionado pelo Gabinete de Crise, instalado para fazer a rendição de outras corporações que estão trabalhando lá nesses dias iniciais, “Atuaremos lá até que tudo esteja resolvido”, destacou Vieira.  O Coronel postou um vídeo nas suas redes sociais onde é possível ver que fortes chuvas ainda acontecem na região, o registro foi feito quando o grupo cruzava o estado de Santa Catarina.  A previsão ainda é de chuvas intensas e mais alagamentos.

Ainda segundo informações da corporação os cães que acompanham os bombeiros são Raja e Ranna, treinados que podem chegar a suprir de 20 a 30 bombeiros especialistas em salvamentos como esse, por causa do seu faro aguçado e possiblidade de chegar a locais de difícil acesso. O governo do Estado também enviou viaturas de busca e salvamento, botes infláveis de salvamento e uma viatura de canil para transporte dos dois cães farejadores.

Os números até o momento segundo boletim divulgado na última quinta-feira (11) de acordo o último boletim da Defesa Civil contabilizam 781 mil pessoas, 126 óbitos, 141 pessoas desaparecidas. Ainda existem cerca de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas em 441 municípios, com 340 mil tendo que deixar suas casas e 71 mil alojadas em abrigos.

Como ajudar? 

Os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, itens de higiene pessoal, principalmente fraldas e absorventes, alimentos de fácil e rápida consumação, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.

O governo do Rio Grande do Sul também reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a Chave Pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada em 2023, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //